Governo dos Açores aposta nos CATL como “instrumentos facilitadores do sucesso escolar”, afirma Andreia Cardoso
A Secretária Regional da Solidariedade Social disse hoje, no Pico, que o estudo de caraterização que o Governo dos Açores está a desenvolver aos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) visa “identificar as perspetivas dos vários intervenientes” desta resposta social, enquanto “contexto de promoção do desenvolvimento e de facilitação do sucesso escolar”.
Andreia Cardoso, que falava na inauguração do CATL da Casa do Povo das Bandeiras, no concelho da Madalena, cerimónia que foi presidida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, referiu que o estudo vai permitir uma caraterização e um diagnóstico aprofundado da situação dos CATL da Região.
“Este estudo vai permitir emitir recomendações para a melhoria desta resposta social, enquanto contexto de promoção do desenvolvimento das crianças”, salientou a Secretária Regional.
O estudo, que está a ser realizado por investigadores da Universidade dos Açores, teve início este mês e vai decorrer até ao final do ano, abrangendo 10 Centros de Atividades de Tempos Livres nas ilhas de São Miguel e Terceira.
“Sabemos a importância que este equipamento representa na vida das crianças, mas também a sua importância para a família no geral, porque facilita a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar, constituindo uma vertente de uma política social que é muito mais abrangente e que inclui uma série de medidas de apoio às famílias”, frisou Andreia Cardoso.
O Centro de Atividades de Tempos Livres da Casa do Povo das Bandeiras resulta de um investimento do Governo dos Açores de cerca de 61 mil euros para a adaptação do edifício e para aquisição de equipamento, que permitiu criar vagas para 20 crianças nesta freguesia, onde a resposta social nesta área era inexistente.
A responsável pela pasta da Solidariedade Social disse que “a preocupação do Governo dos Açores vai muito para além da qualidade e quantidade das infraestruturas de apoio”, visando especialmente que essas respostas “marquem a diferença na vida das crianças e dos jovens”, sendo, para isso, fundamental “assegurar um trabalho ou serviço de qualidade, no qual estamos fortemente empenhados”.