Governo dos Açores associa-se a projeto internacional para melhorar a competitividade dos mercados agrícolas e artesanais
A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional de Agricultura celebrou um acordo de cooperação com entidades da Madeira, das Canárias e do Senegal, tendo em vista a execução do projeto “Mercamarkt”, que visa melhorar a competitividade dos mercados agrícolas e artesanais, bem como o aumento da venda de produtos locais.
Este projeto, que decorre no âmbito do Programa de Cooperação Territorial, INTERREG V-A, tem como objetivo principal repensar o conceito de mercados agrícolas, através da investigação, participação e cooperação, definindo um plano de competitividade para os mercados, para os produtores e melhorando a comercialização dos produtos locais.
Com duração aprovada até 2022, este projeto internacional conta com um orçamento global de 1,3 milhões de euros e um total de 12 sócios, sendo na sua maioria Câmaras Municipais e outras entidades públicas dos Açores, da Madeira, das Canárias e do Senegal.
Na Região participam como sócios a Direção Regional de Agricultura e a Camara Municipal de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.
No decurso deste projeto estão previstas enumera atividades, como por exemplo, a análise da procura e da oferta dos mercados, do impacto económico, ambiental e social destes espaços de consumo, definição de um programa de modernização dos mercados agrícolas e artesanais e outro de apoio direto aos produtores, através de ajuda técnica e comercial.
Serão ainda aplicadas estratégias de marketing nos mercados, realizadas ações de promoção e dinamização da atividade e do espaço agrícola municipal, como feiras para promoção de produtos locais, demonstração culinárias, utilizando os produtos locais, campanhas nas escolas para valorizar o papel do agricultor na criação dos alimentos, manutenção dos agroecossistemas e valorização da designada “fruta feia”, ou seja, fruta que é rejeitada pela comercialização por ter um aspeto visual menos apelativo, mas que em nada compromete a qualidade.
A Direção Regional da Agricultura pretende avançar, por exemplo, com campanhas publicitárias, folhetos, outdoors, workshops formativos para os agricultores na área da fruticultura subtropical e provas de degustação de produtos locais, como a banana, o maracujá, o ananás, o vinho, o chá e as compotas, em grandes superfícies comerciais dentro e fora dos Açores