O grupo de alunos constituído por Inês Furtado, Filomena Gonçalves e António Garcia, da Escola Secundária da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, foi a equipa vendedora da segunda edição do concurso “Açores: Mar de Culturas”.
A reportagem elaborada pelos três jovens, que apresenta os Açores como um espaço que acolhe a diversidade e rejeita qualquer forma de discriminação racial e cultural, inclui testemunhos de residentes na ilha de S. Miguel oriundos do Canadá, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Inglaterra e Itália.
Os vencedores do concurso, e o professor responsável pela equipa, receberam como prémio uma viagem a Cabo Verde, país de origem de uma das principais comunidades imigrantes nos Açores, Neste arquipélago, tiveram a oportunidade de visitar diversas instituições que desenvolvem a sua atividade no âmbito das migrações, assim como conhecer os aspetos socioculturais da sociedade cabo-verdiana.
O Concurso “Açores: Mar de Culturas”, organizado pela Direção Regional das Comunidades, visa promover a interculturalidade, através do conhecimento da imigração nos Açores e da sensibilização dos jovens para a importância e relevância socioeconómica e cultural deste fenómeno no arquipélago.
Esta iniciativa teve como destinatários os alunos do 10.º e 11.º anos de escolaridade, bem como dos dois primeiros anos de cursos profissionais nível 4, inscritos em estabelecimentos de ensino nos Açores no ano letivo de 2014/2015.
Para ver a reportagem completa, por favor clique na ligação:
https://www.youtube.com/watch?v=X_0JDKIDC7E#t=68