A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, na sequência de declarações do PSD/Açores sobre a operação Madrid-Terceira, entende ser necessário esclarecer o seguinte:
1 - O Governo dos Açores considera lamentável a falta de rigor e de análise do PSD/Açores, que baseia declarações em comentários de terceiros, que padecem de erros básicos, sem análise mínima das peças de procedimento.
O PSD/Açores não procurou sequer verificar a sua veracidade, o que demonstra os verdadeiros objetivos deste partido nesta matéria.
2 - É falso que o Governo dos Açores esteja a fazer “publicidade enganosa” relativamente à operação Madrid-Terceira, nomeadamente no que diz respeito à sua duração.
O período total previsto no concurso é de, efetivamente, 15 meses, mas incluindo um período inicial de três meses de ações de marketing, necessárias para fomentar os fluxos turísticos, prévias ao início da operação em si, essa sim, de 12 meses.
3 - O concurso para a operação Madrid-Terceira está a decorrer dentro dos normais trâmites legais inerentes a concursos públicos.
No âmbito da análise das propostas, o júri entendeu ser necessário efetuar pedidos de esclarecimento relativos às mesmas, o que é um procedimento normal neste tipo de concursos.
4 - Consideramos inadequado e exagerado que o PSD/Açores afirme que existem “impactos muito negativos na economia da ilha Terceira” fruto do setor do turismo, já que nos últimos dois meses deste ano se verificaram crescimentos nas dormidas, de 9,2% em maio e de 9% em junho, sendo perspetivado que, em julho e nos restantes meses de época alta, se dê continuidade a esta evolução favorável.
Acresce que, de 2014 a 2018, a Terceira foi a ilha dos Açores que mais cresceu nas dormidas totais, que registou o maior aumento de estada média, que mais reduziu a taxa de sazonalidade, que registou o maior crescimento de dormidas na Hotelaria Tradicional e a maior evolução na taxa de ocupação da Hotelaria Tradicional.
5 - Neste contexto, o PSD/Açores, com as suas declarações, está apenas a proliferar mensagens negativas infundadas sobre a ilha Terceira e sobre o turismo na mesma, o que, sim, tem impactos indesejáveis para o normal desenvolvimento do setor.
6 - Para além do mercado espanhol, está também a decorrer um concurso público para a promoção turística do destino Açores no mercado canadiano, como mais uma medida de reforço contínuo na promoção do turismo terceirense.
7 - Adicionalmente, durante o inverno passado, foram também desenvolvidas campanhas com operadores nacionais para originar fluxos turísticos entre fevereiro e maio, com resultados bastante positivos.
Destaca-se ainda o interline virtual, com pacotes e voos combinados entre a Delta Airlines e a SATA Air Açores dos Estados Unidos para a Terceira (e vice versa), disponíveis desde o mês de março e com bons resultados, para além da manutenção da operação de Boston, que se tem registado nos últimos anos durante toda a época de inverno.