Governo dos Açores forma profissionais das casas de acolhimento em Educação Parental
A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto da Segurança Social dos Açores, promove hoje, em Ponta Delgada, a sessão solene de entrega dos diplomas de participação no programa "Anos Incríveis" (Incredível Years) aos cuidadores das casas de acolhimento.
A Educação Parental em contexto de casas de acolhimento é dirigida a todos os profissionais, técnicos e auxiliares, que ali desenvolvam a sua atividade e tem como principal objetivo o constante aperfeiçoamento da ética do cuidado e da qualidade no acolhimento residencial.
Esta formação assenta em estratégias educativas positivas comuns que dignifiquem e promovam o desenvolvimento integral e a melhoria constante da relação entre os cuidadores de crianças e jovens em acolhimento e uma relação afetiva de tipo familiar.
Até agora, foram abrangidos pelos vários programas de Educação Parental um total de 135 cuidadores das casas de acolhimento e 116 crianças e jovens em condição de acolhimento residencial nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e Pico.
Esta iniciativa insere-se nas medidas de apoio à parentalidade positiva promovidas pelo Governo dos Açores e implementadas desde 2011.
A cerimónia de entrega solene dos diplomas terá lugar na sede do Instituto da Segurança Social de Ponta Delgada, pelas 12H00.