principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 25 de Fevereiro de 2014

Fátima Amorim alerta que a qualidade dos produtos agrícolas baseia-se cada vez mais em "parâmetros ecológicos”

A Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural alertou hoje, em Ponta Delgada, para o facto de, “cada vez mais”, a qualidade dos produtos agrícolas ter por base "parâmetros ecológicos”, que o Governo dos Açores incentiva.

 

“A qualidade dos produtos agrícolas tem, cada vez mais, por base parâmetros ecológicos, honrando obrigatoriamente os princípios da proteção integrada, com vista à preservação dos ecossistemas agrários e ao fomento da biodiversidade, pilares fundamentais para uma Região como os Açores”, afirmou Fátima Amorim, que falava no seminário sobre O Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos.

 

Para a Diretora Regional, “a agricultura açoriana deverá ser ainda mais reconhecida pelo seu caráter multifuncional, não se limitando a uma agricultura cuja função é a mera obtenção de produtos transacionáveis, mas também voltada para a produção de bens e serviços sociais e ambientais”.

 

Fátima Amorim sublinhou que a reforma da Política Agrícola Comum pós-2013 tem como principal objetivo promover um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo que permita responder aos desafios da segurança alimentar, às alterações climáticas e ao crescimento e emprego nas zonas rurais.

 

Por outro lado, salientou que, com “uma maior exigência em produtos alimentares de elevada qualidade e variados, que reflitam normas rigorosas em termos de segurança, qualidade e saúde, verifica-se uma valorização dos produtos locais”.

 

“A atualização regular dos conhecimentos sobre estas temáticas, dos técnicos e agricultores” é, por isso, “uma prioridade nas políticas delineadas pelo Governo dos Açores”, assegurou Fátima Amorim, acrescentando que a Secretaria Regional dos Recursos Naturais “continuará a investir na formação, cujas ações permitirão aos formandos desenvolver as competências inerentes à sua função ou profissão”.

 

Na intervenção que proferiu no seminário, que contou com mais de uma centena de participantes, a Diretora Regional apelou ainda a “todos os agentes envolvidos no armazenamento, manuseamento, preparação e aplicação de produtos fitofarmacêuticos” para que atuem “de forma responsável e competente.”

 

Os produtos fitofarmacêuticos destinam-se a proteger as plantas das doenças, pragas e infestantes e são utilizados em explorações agrícolas e florestais, zonas urbanas e de lazer e vias de comunicação, pretendendo-se conciliar a sua utilização com outras formas de intervenção económica e ecologicamente justificáveis, e minimizando os riscos para a saúde humana e o ambiente.

 

Na próxima quinta-feira, realiza-se um segundo seminário sobre a mesma temática, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, pelas 9h00, que também conta com a colaboração da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas, Valorfito e Inspeção Regional das Atividades Económicas.


GaCS/OG
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal