A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove, a 22 e 23 de fevereiro, a segunda edição de “Outras Músicas/Outras Danças”, iniciativa que será dedicada ao samba.
No primeiro dia, entre as 14H00 e as 17H00, será realizado um workshop, orientado pelo formador Emanuel Rodrigues, em que será feita uma abordagem aos principais passos e sequências do samba de salão.
A frequência deste workshop tem um custo de 10 euros por participante, devendo as inscrições ser feitas até ao dia 20, através do telefone 295 240 800 ou do endereço eletrónico [email protected].
O Serviço Educativo do Museu vai realizar neste dia uma atividade paralela, de frequência gratuita, destinada às crianças que acompanhem os pares inscritos no workshop, em que serão construídas e decoradas máscaras carnavalescas.
No dia seguinte, 23 de fevereiro, no auditório/bar do Museu de Angra do Heroísmo, a partir das 15h00, decorrerá uma tarde dançante com a participação de Claudiana Cau e Pingo Grapiuna, com um preço de entrada de cinco euros.
O samba deriva de um tipo de dança de raízes africanas surgido no Brasil, sendo considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
Enquanto género musical, o samba é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, então capital do Brasil Imperial, onde chegou durante a segunda metade do século XIX levado por negros oriundos do sertão baiano.
Originalmente, a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anónima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano que, em 2005, se tornou Património da Humanidade.
Esta iniciativa do Museu de Angra do Heroísmo integra-se no programa de dinamização da exposição "Património Mundial | do Mundo a Angra do Heroísmo", decorrendo no âmbito das atividades associadas ao Carnaval.