A Direção Regional do Ambiente, através do Parque Natural do Pico, promove uma subida à Montanha, integrada no programa Parque Aberto, no próximo dia 16 de setembro.
A iniciativa pretende sensibilizar todos os visitantes para a importância da preservação e manutenção daquela Reserva Natural e em especial para não abandono de resíduos, pelo que esta subida será complementada com uma ação de limpeza.
O ponto de encontro será na Casa da Montanha, pelas 8 horas, onde será realizado um briefing e distribuídos sacos reutilizáveis aos participantes, para que procedam à recolha dos resíduos abandonados pelos visitantes da Montanha, sendo os mesmos, posteriormente, encaminhados para os Centros de Processamento de Resíduos do Pico.
A Montanha do Pico, com os seus 2351 metros de altitude, é o ponto mais alto de Portugal e o terceiro maior vulcão ativo do Atlântico, sendo, constituindo uma das principais atrações para quem visita a ilha, sendo que no dia 1 de setembro foram ultrapassadas as 12317 subidas registadas no ano de 2016.
O trilho por onde é efetuada a subida tem uma extensão total de cerca de 7600 metros e um desnível de 1120 metros, com início e término na Casa da Montanha.
Durante o percurso é possível observar habitats naturais com endemismos raros e formações geológicas únicas, bem como observar as ilhas do grupo central.
Ao participarem nesta atividade, isenta da taxa de subida, os pedestrianistas terão a oportunidade de subir ao ponto mais alto de Portugal, usufruir de uma beleza única e contribuir ativamente para a preservação e manutenção desta área protegida.
As inscrições são limitadas e estão abertas até 13 de setembro, através de: [email protected] | 292 207 375.
Sem ser uma escalada técnica, a subida à Montanha do Pico apresenta um grau dificuldade médio/elevado, sendo recomendando o uso de calçado e roupa adequado à prática de montanhismo. Para mais informações consulte as normas de conduta na Montanha do Pico no portal dos Parques Naturais, em: http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/pico/o-que-visitar/centros-de-interpretacao/casa-da-montanha .
A Reserva Natural da Montanha do Pico, classificada há 45 anos, é uma das mais antigas áreas protegidas de Portugal.