O Governo dos Açores assinalou no dia 21 de março o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial com um programa variado de atividades destinado a todas as crianças e adolescentes da ilha Terceira.
A iniciativa, que contou com a presença de 80 crianças, teve como objetivo proporcionar momentos de convívio e de aprendizagem, estimulando a imaginação e a criatividade dos mais jovens e fomentando o contacto com outras realidades culturais, incutindo no público-alvo referido anteriormente, as noções de diversidade e de interculturalidade.
O programa do evento, que decorreu na sede do Sport Club Lusitânia, em Angra do Heroísmo, das 14h00 e as 19h00, incluiu atuações musicais de imigrantes residentes na ilha Terceira, a realização de jogos tradicionais de vários países, um espaço dedicado a experiências científicas, uma hora do conto e a representação de uma peça de teatro dedicada à temática da luta pela eliminação da discriminação racial.
Esta iniciativa, que foi promovida pelo Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, inseriu-se na política de promoção de uma educação intercultural junto dos mais novos. Atualmente residem na Região imigrantes de 75 diferentes nacionalidades.
O Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela ONU, é celebrado a 21 de março em referência ao massacre de Sharpeville, em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960, tendo como objetivo sensibilizar a comunidade internacional a redobrar esforços para eliminar quaisquer formas de discriminação racial, em prol de uma sociedade justa e solidária, combatendo, desta forma, o racismo e a xenofobia.