Tendo sido instado, por uma jornalista do Diário Insular, a pronunciar-se, sobre o comunicado dos membros do Conselho de Redação da RTP/Açores divulgado hoje, sobre os acontecimentos na Bretanha, no passado dia 11 de maio, a Secretaria Regional da Ciência Tecnologia e Equipamentos esclarece o seguinte:
O Conselho de Redação da RTP/Açores acusa hoje, injustificadamente, o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos sobre condicionamentos, ameaças mais ou menos veladas e outros dislates.
O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos esteve no local, desde as 14H30, e fez declarações à Lusa, RDP/Açores, TVI e SIC na Escola do 1º Ciclo da EB da Ajuda, muito antes da RTP/Açores ter chegado ao local.
Depois, de, muito mais tarde a RTP/Açores ter aparecido junto da Escola convidou o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos a entrar em direto no Canal 1, às 19H00, o que veio a ser cancelado, com espanto de todos, incluindo a equipa da RTP/Açores, não por se tratar de desinteresse mas por terem afirmado que “se não havia mortos já não havia direto”.
A jornalista da RTP/Açores propôs então que o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos fizesse uma declaração para sair no telejornal do dia seguinte, o que veio a acontecer.
Quanto a todas as intervenções no Canal 1 terem sido da Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, isso foi da inteira e exclusiva “responsabilidade editorial” da RTP/Açores e Canal 1.
São falsas as acusações do condicionamento do direto da RTP/Açores até porque num cenário de acidentes iminentes, como foi o caso da queda da Estrada Regional no Pilar da Bretanha, entendeu-se dar informação ao público na hora, pelo perigo real da circulação automóvel. Aliás, a RTP/Açores tem com certeza, no âmbito do serviço público que presta, a obrigação de informar os açorianos e açorianas, sobretudo no quadro de uma situação de emergência.
São por isso desprovidas de fundamento outras leituras políticas que não deviam mover um Conselho de Redação de um Órgão Público de Comunicação Social.