O Governo dos Açores, na sequência da notícia veiculada pela RDP/Açores, no noticiário das 16H00, em que se refere que o Presidente do Governo terá afirmado não haver nenhuma garantia de que será dado apoio às famílias cujas habitações foram afetadas na ilha do Faial, entende ser necessário esclarecer o seguinte:
1. É totalmente falso que o Presidente do Governo tenha dito, em momento algum, que não estava assegurado o apoio às famílias que viram as suas habitações afetadas pelo furacão Lorenzo;
2. Tal como foi referido ontem, em comunicado, a Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou que seria efetuada pelos serviços da Ação Social e da Habitação “uma avaliação dos estragos e prejuízos verificados nas habitações invadidas pelo mar ou que sofreram danos causados pelo vento” e que estes continuariam “no terreno de forma articulada, a desenvolver trabalho de proximidade e apoio às famílias, para que, com a maior brevidade possível, a vida das pessoas que viram as suas habitações afetadas pelo mau tempo possa retomar a normalidade”.
3. Nesse sentido, hoje de manhã, foram iniciados os trabalhos de levantamento dos danos e prejuízos provocados, para apuramento dos estragos e definição dos respetivos apoios para a reabilitação das habitações e bens da população afetada, trabalho este que está ainda a decorrer e que irá prolongar-se nos próximos dias.