A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, na sequência de notícias recentes sobre alegados apoios atribuídos pela Região Autónoma dos Açores à companhia aérea Ryanair, entende ser necessário esclarecer que:
- Não corresponde à verdade que a Região Autónoma dos Açores tenha atribuído, direta ou indiretamente, a esta companhia aérea qualquer apoio para financiar a sua operação entre o continente português e o arquipélago, muito menos ao nível do montante noticiado de sete milhões de euros.
- O relacionamento do Governo dos Açores com esta companhia aérea tem sido idêntico ao relacionamento com todas as companhias que operam ou que manifestam vontade ou intenção de operar na Região.
- Ou seja, de abertura e disponibilidade para, numa postura transparente e institucional, potenciar permanentemente a oferta de acessibilidades existentes, quer na perspetiva dos residentes, quer na perspetiva de aumento de visitantes.
- Nesse sentido, e através da Associação de Turismo dos Açores, à semelhança do que acontece com outras companhias aéreas, apenas foram promovidas campanhas promocionais do destino Açores em mercados como Frankfurt e Londres.