Governo dos Açores enaltece resultados positivos da intervenção comunitária na promoção do sucesso escolar
O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou hoje o "êxito considerável" obtido pelo projeto de intervenção educativo e comunitário 'Uma Abordagem Ecológica da Promoção do Sucesso Escolar', que decorreu ao longo do último ano na Lagoa e em Água de Pau, em São Miguel.
Avelino Meneses, que falava na conferência 'Intervenção Comunitária e Sucesso Educativo', na Lagoa, salientou que esse êxito assenta no decréscimo “substancial” das retenções e da diminuição das faltas injustificadas dos alunos, um resultado “em tudo condizente” com os propósitos do ProSucesso – Açores pela Educação, um plano que visa o aumento do sucesso escolar e a redução do absentismo escolar.
Na sua intervenção, considerou que as explicações para a obtenção destes “bons resultados" encontram-se “quase por inteiro” na “consideração” que este projeto de intervenção, idealizado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e que contou com a parceria da Câmara Municipal da Lagoa e das secretarias regionais da Solidariedade Social e da Educação e Cultura, alcançou junto dos “estudantes, professores, pais e encarregados de educação”.
Por seu lado, a Secretária Regional da Solidariedade Social destacou o papel do sucesso educativo enquanto promotor de coesão social, lembrando que “o sistema educativo precisa de ir ao encontro daquelas que são as necessidades das comunidades no sentido da melhoria das suas conquistas académicas", acrescentando que "são os sucessos académicos destes jovens que vão condicionar o contexto socioeducativo das comunidades”.
Andreia Cardoso afirmou que este é um programa “muito acarinhado pelo Governo dos Açores”, acrescentando que “é ideal para aqueles que querem aprender a apoiar os pais na nossa comunidade, ajudando-os a educar crianças e jovens saudáveis física e mentalmente, com aproveitamento escolar, que conduzam vidas não violentas, que se relacionem bem com a restante comunidade e que, esperamos, venham a crescer no sentido de se tornarem adultos interessados”.
Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, “foi importante” atribuir “voz e conferir confiança” aos alunos, “converter” os professores em “parceiros, jamais em responsáveis pelos nossos fracassos coletivos” e, sobretudo ao nível dos primeiros ciclos, estimular o “trabalho colaborativo”.
Avelino Menezes frisou, no entanto, que, se “a análise dos resultados nos entusiasma pela obtenção de importantes objetivos, e à cabeça de todos eles o decréscimo da retenção, também nos responsabiliza porque importa ainda percorrer um longo e sinuoso caminho até à construção da escola do sucesso total”.
Estes resultados, acrescentou, apontam para “batalhas” que urge travar, designadamente junto dos grupos de estudantes socialmente mais carenciados, de modo a conceder “as mesmas oportunidades a todos” e “incutir” nos espíritos, em particular dos mais novos, a “convicção de que vale a pena estudar”.