O Governo dos Açores assinalou, no dia 16 de dezembro, o Dia Internacional dos Migrantes com a realização de uma iniciativa no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.
Estas comemorações, promovidas pela Direção Regional das Comunidades em parceria com a Cresaçor - Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL e a AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, tiveram como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e de convívio para a partilha de vivências e experiências entre os migrantes e a comunidades açoriana e de reflexão sobre a importância das instituições no processo de integração na sociedade do arquipélago.
O programa da iniciativa contou com um espetáculo musical, no qual atuaram um quarteto de músicos do Conservatório Regional de Ponta Delgada (pianista, flautista, violista e contrabaixista, todos estrangeiros a residir nos Açores), o cantor Cito Costa, a Associação de Cantadores da Ilha de São Miguel, o Coro em Vário Sotaques e o músico Rafael Carvalho.
As comemorações do Dia internacional dos Migrantes inserem-se na política do Governo dos Açores de promoção da cultura, do diálogo e da partilha de experiências entre os diferentes povos que residem na Região, fomentado a interculturalidade e prestando homenagem aos migrantes e ao seu percurso de vida.
Proclamado no ano 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional dos Migrantes pretende sensibilizar a comunidade internacional para a defesa dos direitos dos migrantes em todo o mundo.