A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional destacou os dados hoje publicados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) relativos ao mês de julho, que colocam os Açores como a segunda região do país em que o desemprego mais desceu, face ao período homólogo.
“De acordo com o IEFP, o desemprego nos Açores voltou a diminuir mais de 11%, ou seja 11,1%, em julho, face ao mesmo mês do ano anterior, significando que os Açores registam a segunda maior descida do país, imediatamente a seguir à região de Lisboa e Vale do Tejo”, afirmou Paula Andrade, após uma visita à fábrica da Fromageries Bel Portugal, na Ribeira Grande.
Os dados do IEFP demonstram que as Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores registaram, em julho, 7.058 desempregados, representando menos 880 utentes.
“Esta redução progressiva do desemprego, consequência da ação das empresas e dos trabalhadores açorianos, apoiados por medidas públicas destinadas ao aumento da empregabilidade, bem como do crescimento sustentado da economia regional, tem-se revelado consistente”, sublinhou a Diretora Regional.
Ainda segundo os dados do IEFP, em julho, o rácio de colocação, ou seja, postos de trabalho colocados sobre postos de trabalho que deram entrada, foi de 88,3%.
"Estes resultados, em linha com os dados que têm vindo a ser observados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), espelham o bom desempenho da economia, o dinamismo do mercado de trabalho e a execução das políticas ativas de emprego", evidenciou Paula Andrade.