“A qualificação profissional constitui uma das estratégias centrais do Governo dos Açores e é certamente uma mais-valia quer para reforçar as empresas quer para aumentar a empregabilidade dos açorianos”, salientou hoje o Diretor Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, à margem da apresentação do livro Formação de Adultos – Desafios, Articulações e Oportunidades em Tempo de Crise, em Ponta Delgada.
Rui Bettencourt considerou mesmo que “no atual contexto nós temos que agir e agir é colocar em debate fatores tão estruturantes da nossa competitividade, tais como o desenvolvimento e a qualificação das pessoas”.
Falando sobre a obra hoje apresentada, o governante regional afirmou que a mesma “é muito importante, uma vez que integra diversos contributos que podem, entre outros aspetos, influenciar decisões e sensibilizar as pessoas para uma melhor qualificação”.
Rui Bettencourt referiu ainda que “qualquer ajustamento estrutural de que tanto se fala agora é completamente inútil se não se implicar a valorização das pessoas”.
Segundo o Diretor Regional “é urgente e é necessário reconhecer que a fragilidade portuguesa em criar riqueza tem uma razão bem enraizada e que não está a ser debatida. É que a menor competitividade de Portugal não vem de um maior custo de trabalho, pois Portugal tem um custo de trabalho três a quatro vezes menor do que qualquer um dos países competitivos da Europa, nem de se trabalhar menos - naqueles países trabalha-se menos 4 a 8 horas por semana do que em Portugal”, acrescentando que “é interessante observar que os países que têm a menor qualificação dos seus trabalhadores - 34% dos trabalhadores em Portugal é que são qualificados, contra 80% na média Europeia -, são os PIIGS, ou seja Portugal, a Itália, a Espanha e a Grécia”.
O livro Formação de Adultos – Desafios, Articulações e Oportunidades em Tempo de Crise está organizado em quatro partes, nomeadamente: Formação: que desafios?; Formação, trabalho e emprego: que articulações?; Formação, recursos humanos e empreendedorismo: que oportunidades? e Formação nas Empresas: dois testemunhos.
A obra, cuja apresentação foi feita pela Professora da Universidade de Lisboa, Maria Eduarda Duarte, foi organizada por Susana Mira Leal e Suzana Nunes Caldeira e resulta de uma parceria entre a Direção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor e a Universidade dos Açores.