Direção Regional dos Assuntos do Mar sensibiliza participantes do festival náutico da Semana do Mar para problemática do lixo marinho
O Diretor Regional dos Assuntos do Mar afirmou, na Horta, que o Governo dos Açores pretende ser “um parceiro ativo na luta contra o flagelo global que é a proliferação de lixo no oceano”.
Segundo Filipe Porteiro, a sensibilização das populações, “em especial das camadas mais jovens de utilizadores do mar”, para este problema ambiental é “fundamental para alterar comportamentos e para inverter o rumo do problema”.
O Diretor Regional falava domingo no âmbito da assinatura de um protocolo entre a Direção Regional dos Assuntos do Mar e o Clube Naval da Horta que visa implementar a iniciativa ‘Lixo Zero no Mar dos Açores’ no âmbito das atividades náuticas que estão a decorrer durante a Semana do Mar.
Segundo o Diretor Regional, o objetivo deste protoloco é “sensibilizar todos os participantes do programa náutico destas festas para a problemática do lixo marinho”.
“Se não podemos combater o lixo marinho que nos chega de outras paragens distantes, temos a obrigação cívica de evitarmos a produção de lixo marinho por fontes endógenas”, disse.
Neste sentido, e ao abrigo deste protocolo, o Clube Naval da Horta compromete-se a utilizar material reutilizável em todos os eventos sociais que organize durante o próximo ano.
Entre as várias iniciativas previstas no protocolo, Filipe Porteiro destaca também a colocação de contentores apropriados para que as tripulações possam depositar o lixo produzido durante as atividades náuticas, sendo que esta campanha de mitigação de lixo marinho se estende a todas as atividades promovidas pelo Clube Naval da Horta ao longo do ano.
O Diretor Regional lembrou que o Governo dos Açores tem trabalhado no sentido de mitigar o problema do lixo, através da implementação de sistemas de processamento de resíduos em todas as ilhas da Região, bem como através dos serviços competentes da administração regional.
“Temos levado a cabo várias campanhas de sensibilização junto das populações, em parceria com entidades públicas e privadas e Organizações Não-Governamentais do Ambiente, que envolvem limpezas costeiras, exposições temáticas ou a distribuição de panfletos informativos, referiu Filipe Porteiro.
A iniciativa “Lixo Zero no Mar dos Açores, lançada em 2015, enquadra-se no Plano de Ação para o Lixo Marinho nos Açores (PALMA).