Diretor Regional das Comunidades destaca importância dos órgãos de comunicação social da diáspora açoriana
O Diretor Regional das Comunidades afirmou em Artesia, na Califórnia, que o Encontro de Órgãos de Comunicação Social da Diáspora que o Governo dos Açores promove em abril constitui o “reconhecimento destas importantes instituições”, mas também o “compromisso de aproximar, cada vez mais, os dois lados do Altântico”.
“Em abril, nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge, cerca de 40 órgãos de comunicação social de origem portuguesa dos EUA, Canadá, Brasil e Bermudas, e também de Portugal, terão a oportunidade de partilhar as suas experiências comunitárias, reforçando, deste modo, o intercâmbio entre eles e uma articulação mais eficaz com a Região”, frisou Paulo Teves, que falava sábado nas comemorações do 25.º aniversário da Rádio Televisão Artesia.
Para Paulo Teves, este “encontro proporcionará também um conhecimento mais aprofundado da realidade atual das ilhas açorianas para que, nas suas comunidades e na diversidade de audiências, possam contribuir para a divulgação da terra de origem de milhares de Açorianos espalhados pelo mundo”.
“É indiscutível o papel da comunicação social das comunidades açorianas na promoção da língua portuguesa, na divulgação da imagem da Região e das suas potencialidades de investimento, bem como na valorização das comunidades da diáspora”, afirmou.
O Diretor Regional das Comunidades salientou ainda que “o papel agregador, a partilha de informação e de conhecimento e a aposta nas novas tecnologias são essenciais nos tempos atuais e têm contribuído para a aproximação do Povo Açoriano emigrado com a terra de origem”.
Nesse sentido, Paulo Teves elogiou a ação da Rádio Televisão Artesia na “promoção e divulgação da dimensão atlântica da Portugalidade – a Açorianidade - no seu espaço de abrangência, o que tem realçado o valor, o prestígio e a importância das comunidades açorianas na construção e desenvolvimento das sociedades onde estão radicadas, aqui como em qualquer parte do mundo”.
A Rádio Televisão Artesia, fundada em 1990, disponibiliza, desde essa altura, uma programação em português no sul da Califórnia.
Paralelamente à atividade jornalística, este órgão comunicação social, bem como os seus responsáveis, tem desenvolvido um conjunto de atividades de promoção cultural portuguesa naquele Estado norte-americano.