O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade salientou hoje, na Praia da Vitória, o “grande dinamismo” da economia da ilha Terceira, em particular, e dos Açores, em geral, sublinhando os reflexos do incremento da atividade económica na criação de emprego e na diminuição do número de desempregados.
Ricardo Medeiros adiantou que, “de acordo com os dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, o Indicador de Atividade Económica (IAE), que retrata o estado geral da economia no curto prazo, registou um crescimento médio de 2,2% em 2018 na Região”.
“Este crescimento médio do IAE quer dizer que a economia dos Açores deverá ter tido uma evolução positiva no ano passado, refletindo a criação líquida de emprego e o desempenho de diversos indicadores de produção e consumo”, frisou o Diretor Regional, que falava no final de uma visita a um estabelecimento comercial.
Por outro lado, Ricardo Medeiros realçou que “a continuação da evolução favorável da economia regional tem permitido o fortalecimento financeiro dos empresários e das empresas regionais, bem como o surgimento de novas atividades empresariais privadas”.
O cálculo do IAE divulgado pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) considera os dados dos principais setores de atividade da Região, sendo construído com base nas séries estatísticas relativas a ‘Empregados na Construção Civil’, ‘Venda de Cimento’, ‘Passageiros Desembarcados Via Aérea’, ‘Dormidas na Hotelaria Tradicional, o Turismo em Espaço Rural e o Alojamento Local’, ‘Empréstimos Bancários’, ‘Prédios Transacionados’ e ‘Levantamentos Multibanco’.
São também consideradas as estatísticas referentes a ‘Leite entregue nas fábricas’, ‘Gado Abatido’, "Pesca Descarregada’, ‘Produção de Energia’, ‘Produção de Produtos Lácteos’, ‘Consumo de Energia na Indústria’.