Presença dos Açores na BTL valoriza a importância da consolidação do mercado nacional, afirma Marta Guerreiro
A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou que a presença dos Açores na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa “valoriza a importância da consolidação do mercado nacional”, por ser a maior feira de turismo do país, potenciando, desta forma, o destino junto de um dos principais mercados emissores dos Açores.
Marta Guerreiro salientou que, no ano passado, “as dormidas do mercado nacional em todas as tipologias de alojamento cresceram 6,5%, ultrapassando, pela primeira vez na história do turismo dos Açores, um milhão de dormidas”.
“O peso das dormidas do mercado nacional no total de dormidas nos Açores é muito significativo, correspondendo a 41% neste último ano, continuando, de longe, a ser o maior mercado nos Açores”, frisou.
“Com estas evidências, a Região não poderia deixar de marcar presença, uma vez mais, nesta Feira, num pavilhão que tem como mote a ‘Sustentabilidade’, fazendo jus ao caminho que o Governo dos Açores tem vindo a percorrer com empenho nos últimos anos, agora ainda com mais incidência no âmbito do processo em curso de certificação sustentável do destino, garantindo a preservação do nosso património e, simultaneamente, a capacidade de o potenciar a favor do desenvolvimento da nossa Região”, afirmou Marta Guerreiro.
A titular da pasta do Turismo referiu que, na edição deste ano da BTL, “estão presentes 27 agentes do setor, com os seus módulos de negócio, promovendo a sua atividade e, claro, os Açores como um todo”, fazendo ainda uma menção especial ao facto de ter sido possível reunir este ano “todos os municípios num único espaço, o que fortalece a imagem da Região, concentrando no ‘stand’ dos Açores todas as ilhas, com representação de todos os municípios”.
“Esta foi uma posição e intenção demonstrada no ano passado pelo Executivo, pelo que é com enorme agrado que hoje vemos que conseguimos estar todos reunidos com um objetivo em comum: o de promover os Açores”, frisou a Secretária Regional.