principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Dia Internacional dos Migrantes

 

O Governo dos Açores assinalou, no dia 18 de dezembro, o Dia Internacional dos Migrantes com a realização de uma iniciativa na Sociedade Amor da Pátria, na cidade da Horta, ilha do Faial.

Estas comemorações visaram dinamizar a diversidade cultural existente no arquipélago, proporcionando um espaço de diálogo, de confraternização e de partilha de vivências entre aqueles que já estiveram ou ainda estão envolvidos em percursos migratórios.

Do programa da iniciativa fizeram parte várias manifestações culturais musicais representativas da Região, do Brasil e de Cabo Verde.

Durante o evento teve ainda lugar a cerimónia de entrega dos galardões do Prémio de Boas Práticas Inclusivas, uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades que pretendeu divulgar e distinguir projetos inclusivos e de promoção da interculturalidade, desenvolvidos no arquipélago, na área das migrações, por estabelecimentos de ensino, empresas privadas, associações e órgãos de comunicação.

A Cáritas da Ilha Terceira, com o projeto “Enformar, Aprender”, a ARRISCA - Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores, com o projeto “PertenSer”, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial, com o projeto “Ritmos Sentidos", e o Colégio do Castanheiro, com o projeto “O Património Religioso dos Açores e de Santa Catarina”, foram as instituições distinguidas com o Prémio de Boas Práticas.

Estas comemorações inseriram-se na política do Governo dos Açores de promoção do relacionamento e de um melhor entendimento entre os diferentes povos e culturas que residem na Região, fomentando a interculturalidade  e homenageando o percurso de vida de todos os migrantes.

O Dia Internacional dos Migrantes foi proclamado no ano 2000 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, assinalando-se anualmente a 18 de dezembro com o objetivo de sensibilizar a comunidade internacional para a defesa dos direitos dos migrantes em todo o mundo.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal