O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas desafiou hoje, na Praia da Vitória, todos os Açorianos que constituem a diáspora espalhada pelo mundo a integrarem e participarem no “projeto açoriano”.
“Há um projeto de desenvolvimento dos Açores”, afirmou Rui Bettencourt, sublinhando que este projeto passa por questões económicas, financeiras, sociais, de investimento e humanas, frisando ainda que “tudo isso tem a necessidade de passar por um investimento próprio, um compromisso próprio de cada um de nós nesse projeto, uma participação”.
O governante, que falava na sessão de encerramento do I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, salientou ainda a importância progressiva da “tomada de consciência da força da diáspora”, que advém do posicionamento de um milhão de Açorianos no mundo, nos Estados Unidos, no Canadá, Bermuda e Brasil.
“Para além das possibilidades de investimento que possam acontecer, para além de terem tomado conhecimento do nosso sistema fiscal e de tudo o que nós temos a propor, além de tudo isso, essa tomada de consciência para nós é muito importante”, considerou ainda Rui Bettencourt.
O titular da pasta das Relações Externas destacou o facto de “em cada 100 Açorianos, há 400 que vivem fora dos Açores”, considerando mesmo que esta relação é “muito interessante” e motivo de orgulho, além do interesse por tudo o que está a acontecer e o que aconteceu durante o Encontro de Investidores da Diáspora, frisou.
Na sua intervenção, Rui Bettencourt aproveitou para agradecer a todos quantos vieram aos Açores para participar no Encontro, salientando os diversos contributos, a aprendizagem e histórias de vida partilhadas, endereçando um agradecimento especial “para todos aqueles que não tendo nascido nos Açores têm acreditado nos Açores e têm investido nos Açores”.
O I Encontro Intercalar de Investidores da Diáspora, que decorreu na Praia da Vitória, foi promovido pelo Governo dos Açores, através do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas e da Direção Regional das Comunidades, em parceria com o Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e Câmara Municipal da Praia da Vitória.