A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através da Direção Regional da Solidariedade Social, associa-se à Campanha de Prevenção da Violência no Namoro, subordinada ao tema “Agarra este desafio… Constrói um Amor Saudável”, promovida pelo Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.
A iniciativa, que decorre de hoje até ao dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), pretende envolver as crianças e os jovens em torno desta problemática e sensibilizar estes públicos para os aspetos positivos e saudáveis das relações amorosas.
No âmbito desta campanha estão previstas mais de duas dezenas de ações, das quais se destaca a distribuição, no Dia dos Namorados (14 de fevereiro), de flores feitas em papel por utentes e colaboradoras da Casa Abrigo “Solisvita”.
Estas flores, com mensagens alusivas à prevenção da violência no namoro, serão depois distribuídas por alguns restaurantes e hotéis da ilha Terceira.
“Amar não tem idade” é o tema de outra das atividades previstas, destinada a crianças entre os dois e os dez anos, que terá lugar nas diversas valências educativas da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e no Colégio “O Ninho”.
O programa engloba ainda ações de formação, com o tema “Promover Amores Saudáveis”, para profissionais de vários setores de atividade, designadamente agentes da Divisão Policial da PSP de Angra do Heroísmo, docentes da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba e docentes e técnicos da Escola Básica e Integrada Francisco Ferreira Drumond.
Integradas nos Projetos de Educação Afetivo-Sexual, serão também realizadas sessões de esclarecimento junto dos alunos da Escola Básica e Integrada Francisco Ornelas da Câmara e da Escola Profissional da Praia da Vitória, onde os jovens serão convidados a “Falar de Amor”.
O Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória produziu os materiais de divulgação, em parceria com a Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que estão disponíveis em www.facebook.com/nucleoapoiovd e no blog do projeto http://prevencaovdscmpv.blogspot.pt/.