O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Solidariedade Social, vem esclarecer e retificar os números indicados na notícia avançada pelo jornal Diário dos Açores de 13 de dezembro, sobre o debate na Assembleia Legislativa sobre habitação.
1- Na notícia são reproduzidas afirmações do deputado João Bruto da Costa, que também já tinham sido proferidas pelo deputado Luís Maurício no debate do Plano e Orçamento para 2020, onde se refere que o Governo dos Açores lançou concursos para atribuição de 33 moradias, a que se teriam candidatado 621 pessoas.
2- Apesar das afirmações dos deputados em causa não referirem qual o tipo de concurso ou em que regime de arrendamento, o Governo dos Açores esclarece, para bem da verdade, que, nesta legislatura e até esta data, foram lançados concursos e atribuídas 85 habitações (moradias e apartamentos) em regime de arrendamento com opção de compra.
Para esses concursos foram admitidos 348 candidatos.
3- Para sermos mais precisos, das 85 habitações lançadas a concurso, apenas 18 se tratavam efetivamente de moradias, às quais foram admitidas 38 candidaturas, sendo que as restantes dizem respeito a apartamentos.
4- Todos estes números podem ser verificados no portal da Direção Regional da Habitação, onde são sempre publicados os anúncios e as listas de candidatos admitidos.
5 - Em Democracia, é salutar a discussão de ideias e devem-se aceitar opiniões diferentes, mas não se deve permitir que o lançamento de números e estatísticas sem qualquer nexo com a realidade sirva para enganar os Açorianos.