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Sérgio Filipe Duarte Silva
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Rua Monselhor José Batista Ferreira, N2C, 1 Esq
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9500-328
Ponta Delgada
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216424720
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Direção Regional da Educação
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[email protected]
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ProSucesso – Açores pela educação - Plano
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28-05-2015
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O ProSucesso, enquanto programa integrado de promoção do sucesso escolar, apresenta a perspetiva de capacitar os alunos da região numa educação de qualidade, articulada com famílias e comunidades num desenvolvimento sustentado. Este programa tem uma consciência do insucesso e abandono escolar, que assume dimensões alarmantes na Região, nomeadamente taxas de abandono precoce que se situa atualmente nos 32,8%, e que prevê estratégias para a sua erradicação com base na estratégia europeia 2020. Nesta base está definido metas progressivas a atingir nos anos letivos 2020/21 e, progressivamente, em 2025/26, com três eixos de ação prioritária, nomeadamente: “Foco na qualidade das aprendizagens dos alunos”, “Promoção do desenvolvimento profissional dos docentes” e “Mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais”. No que respeita ao primeiro eixo verifica-se a necessidade de um diagnóstico precoce das dificuldades apresentadas para uma implementação de medidas de apoio, com um foco nas competências de leitura, e numa aposta da diversificação curricular, tais como cursos de carater profissionalizante e de dupla certificação. Ainda no que respeita a este eixo, a medida/projeto transversal Prof DA – Professores qualificados na resolução de dificuldades de aprendizagem – apresenta a formação docente que considero que deverá ser especializada, no que concerne às necessidades educativas especiais, dando primazia à formação contínua de professores e beneficiando de recursos existentes das instituições sem necessidade de gastos adicionais, para a promoção de atividades a desenvolver. Ainda, assim, considero a necessidade/reforço da articulação com o Serviço de Psicologia e Orientação, SPO, especificamente quanto à informação e aconselhamento vocacional dos alunos com base em disciplinas que apresentam uma maior caraterística propedêutica, onde deverá dar resposta e valorização aos alunos quanto às suas motivações, interesses e expetativas. No entanto, nas disciplinas de carater mais prático que muitas vezes respondem às motivações e interesses dos alunos deverá haver a promoção da leitura nas bibliotecas escolas. No que respeita à medida de “Programa de intervenção e combate à violência em meio escolar”, o programa assume a existência de bullying e a necessidade de medidas de prevenção e de remediação com formação e sensibilização adequada, junto de pessoal docente, não docente, encarregados de educação, entre outros. Face ao desenvolvimento tecnológico e mudanças significativas na sociedade, a tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes e a utilização de dispositivos móveis são cada vez mais utilizados pelos alunos. Atualmente deparamos-nos com casos de CyberBullying que, segundo os estudos, têm vindo a aumentar quanto ao uso e difusão de informações e conteúdos para fins difamatórios/caluniosos (em formatos eletrónicos, através de meios de comunicação como e-mail, mensagens, rede sociais, entre outros) e que muitas das vezes têm consequências mais graves do que as de bullying. Neste sentido considero a importância de uma articulação com parceiros/projetos onde se sensibilize a comunidade educativa, tal como o projeto “SeguraNet” (http://www.seguranet.pt/). Também neste sentido, no segundo eixo, “Promoção do Desenvolvimento Profissional dos Docentes”, poderá ser considerado a gestão de conflitos e a prevenção e resolução de casos de bullying e cyberbullying.
No que respeita aos “Recursos Educativos”, apresentado e assumido no programa, considero a importância da utilização dos recursos das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas. No entanto, verifica-se que muitos dos docentes não apresentam formação adequada na área das TIC e/ou que se mostram resistência quanto à sua utilização. Em consideração às perspetivas tecnológicas a curto, médio e longo prazo, apontados no Prosucesso ou até mesmo as consideradas pela “Horizon Report – Edição K-12 2013” (http://www.nmc.org/pdf/2013-horizon-report-k12-PT.pdf) ou pela Análise Regional do Relatório NMC e da UOC (http://www.nmc.org/pdf/2012-technology-outlook-iberoamerica_PT.pdf), é pertinente a utilização de recursos educativos, especialmente recursos online, em sala de aula. Ainda assim deve ser evitado gastos económicos e deverá ser promovido a intervenção/articulação de docentes e/ou técnicos das áreas das TIC para a manutenção ou reparação de equipamentos.
Quanto ao terceiro eixo norteador, “Mobilização da Comunidade Educativa e Parceiros Sociais”, para além do referido no documento, considero a importância da ação dos alunos, encarregados de educação, associações, organizações, entre outros, tal como previsto. No entanto, verificando a necessidade de articulação é importante os docentes reconhecerem a importância dos projetos a implementar e promoverem uma maior colaboração da sua implementação, junto dos alunos na promoção de uma cidadania plena num processo ensino aprendizagem. No documento é apresentado a importância do programa EcoEscolas, enquanto programa internacional da “Foundation for Environmental Education” desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, destacado pela Direção Regional do Ambiente que promove a sensibilização, informação e práticas ambientais num desenvolvimento sustentável. Este programa tem vindo a apresentar as atividades referidas no documento em análise envolvendo os alunos, professores, encarregados de educação, entre outros, que promovem o reconhecimento da comunidade e reforçam as aprendizagens dos alunos. Contudo, considero que é importante reforçar a articulação das disciplinas de carater mais prático no programa e assim reforçar uma articulação mais efetiva nas restantes disciplinas curriculares e promover nos alunos a leitura de livros/artigos/jornais sobre o ambiente e formas de colaborar para um meio mais limpo e sustentado.
Face ao exposto, considero que o ProSucesso apresenta um novo lugar, que reconhece o espaço anterior e atual, com um novo caminho e possibilidade para o agir junto dos docentes, que não rejeita recursos, professores, disciplinas, comunidades, organizações e departamentos governamentais mas sim que promove uma colaboração conjunta de todos os intervenientes e cria condições às escolas, com abertura e reconhecimento, no desenvolvimento dos alunos, na promoção do sucesso escolar e para uma redução da taxa de abandono precoce na Região.
O Docente de Educação Tecnológica,
Sérgio Filipe Duarte da Silva
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