principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Vila do Porto , 30 de Junho de 2018

Gui Menezes afirma que fez todo o sentido que a final europeia do CanSAT se realizasse numa ilha ligada às tecnologias espaciais

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Vila do Porto, que “faz todo o sentido” que eventos como o CanSAT se realizem em Santa Maria, na medida em que “é uma ilha ligada às tecnologias espaciais”.

 

“A participação de jovens e da comunidade escolar em competições como esta, relacionadas com as tecnologias espaciais, é muito relevante em regiões como os Açores, onde já estão em desenvolvimento vários projetos relacionados com o Espaço”, afirmou Gui Menezes.

 

O Secretário Regional, que falava na entrega de prémios da competição europeia CanSAT 2018, destacou o facto de ver neste evento “tantos jovens de diferentes nacionalidades interessados em ciência e tecnologia”, acrescentando que, “provavelmente, muitos deles virão a ser cientistas, engenheiros ou até mesmo astronautas”.

 

Gui Menezes defendeu que “é fundamental investir na educação em ciências e matemática, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário”, recordando, neste sentido, que o Governo Regional criou o Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica dos Açores (PACCTO Açores), onde se insere o programa Ciência na Escola, para incentivar os alunos a participarem em competições nacionais e internacionais, como a competição CanSat e as olimpíadas de ciência e matemática.

 

Este ano foram também criados clubes de robótica em seis escolas da Região, sendo que, em setembro, será aberto um concurso no âmbito do PROSCIENTIA para financiar a implementação destes cursos em mais quatro escolas açorianas até ao final de 2018.

 

Na sua intervenção, Gui Menezes afirmou que “o Executivo açoriano pretende incentivar cada vez mais o ensino experimental das ciências” no arquipélago, através do apoio a iniciativas que possam “aproximar os jovens do conhecimento científico”.

 

Na competição europeia do CanSAT estiveram este ano em competição 18 equipas e cerca de uma centena e meia de alunos e professores de vários países europeus, além de uma equipa convidada do Japão.

 

Em primeiro lugar ficou a equipa Talstealal, da Irlanda, em segundo lugar classificou-se a equipa GSat, de Portugal, e, em terceiro, a equipa CanSat Axular, de Espanha.

 

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa à equipa HunSat, da Hungria.

 

“Espero que esta competição tenha permitido estimular ainda mais o vosso interesse pelo Espaço, contribuindo para despertar vocações”, disse Gui Menezes, dirigindo-se aos jovens participantes.

 

Questionado pelos jornalistas, o Secretário Regional afirmou que “vale a pena” organizar este tipo de eventos, acrescentando que esta edição do CanSAT foi considerada “um sucesso em termos organizativos”.

 

“Fomos informados de que de que esta foi uma das melhores organizações do CanSAT europeu e, nesse sentido, orgulhamo-nos por ter capacidade para realizar este tipo de eventos numa ilha com todo o contexto para as questões espaciais”, afirmou Gui Menezes.

 

O Secretário Regional afirmou ainda que este evento trouxe “notoriedade” aos Açores na área das tecnologias espaciais, bem como “visibilidade interna”, na medida em que o Executivo açoriano quer “promover a cultura científica junto dos mais jovens para que, no futuro, possam contribuir para o desenvolvimento da nossa Região”.

 

Este CanSAT foi organizado pela Agência Espacial Europeia e pelo Governo dos Açores, em parceria com a ENTA - Escola de Novas Tecnologias dos Açores, tendo correspondido a um investimento total de 100 mil euros.

 

Recorde-se que, por duas vezes, em 2013 e em 2016, equipas açorianas venceram a final europeia desta competição, dirigida a alunos dos ensinos secundário e profissional e que tem como objetivo a construção, configuração e lançamento de um minissatélite do tamanho de uma lata de refrigerante.

 

O microssatélite é lançado por um foguetão até uma altitude de 1.000 metros para que, durante a descida, seja possível realizar uma experiência científica, captar os sinais emitidos (telemetria) e garantir uma aterragem segura.


GaCS/GM
 
 
 
Anexos:  
2018.06.30-SRMCT-FinalEuropeiaCanSAT2018(1).mp3 2018.06.30-SRMCT-FinalEuropeiaCanSAT2018(2).mp3  
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal