principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Membros da Comissão Coordenadora para os Arquivos da Região Autónoma dos Açores

 

A comissão é composta por quinze técnicos especializados na área de arquivo, um jurista e um técnico da área das tecnologias da informação e comunicação. Nela têm assento as administrações regionais autónomas e locais.

Presentemente encontram-se nomeados os elementos do Núcleo Operacional, conforme informação abaixo.

Compõem o Núcleo Operacional:

Elisabete Paula Ledo Raposo
Coordenadora da Comissão e do Núcleo Operacional

Licenciada pela Universidade dos Açores em História (Científica) em 1997.
Pós-Graduada em Ciências Documentais (variante de Arquivo) em 2003.

Lecionou aulas teórico/práticas de História Cultural e das Mentalidades dos Séculos XV a XVII (3º ano da Licenciatura em História), por convite da Professora Doutora Margarida Lalanda Gonçalves, no ano letivo de 1998/1999.
Estabelece o primeiro contacto com a área de Arquivo no Serviço de Ação Social da Universidade dos Açores, tendo reestruturado o sistema de arquivo em cooperação com todos os gabinetes daquele serviço, entre 2002 e 2003.
Desempenhou funções de técnica Superior de Arquivo, através do programa CTTS, na Presidência do Governo Regional dos Açores, de Novembro de 2003 a Setembro de 2004.
Lecionou a componente de Arquivo, da disciplina Arquivística e Biblioteconomia, no âmbito da Licenciatura Património Cultural, durante os dois primeiros anos daquele curso, 2005/2006 e 2006/2007, tendo desenvolvido o programa curricular para a área de arquivo.
Desempenhou funções de técnica Superior de Arquivo, através de contratos de avença, com a Presidência do Governo Regional dos Açores, de Dezembro de 2004 a Maio de 2007.
Por nomeação do Presidente do Governo Regional dos Açores, assume a coordenação do grupo de trabalho que elaborou os diplomas legais que visam estabelecer e regulamentar a política arquivística para a Região Autónoma dos Açores, em Maio de 2005 (o Decreto Legislativo Regional N.º 10/2007/A de 20 de Abril e o Decreto Regulamentar Regional N.º 7/2008/A de 30 de Abril).
Elaborou a proposta de Tabela de Preços que regulamenta o custo dos serviços prestados ao público nas bibliotecas públicas e arquivos regionais da Região Autónoma dos Açores.
No âmbito da Comissão Coordenadora para os Arquivos da Região Autónoma dos Açores, liderou o Projeto de elaboração da Portaria de Gestão de Documentos, publicada em Fevereiro de 2014 (Portaria n.º 12/2014, de 26 de Fevereiro - regime de gestão de documentos para a administração regional autónoma, revogada pela Portaria n.º 45/2015, de 10 de abril). Ainda, em sede desta comissão, liderou a Proposta da 1ª Alteração ao Decreto Regulamentar Regional n.º 7/2008/A de 30 de Abril, originando o Decreto Regulamentar Regional n.º 10/2014/A, de 20 de abril.
Ingressou na Função Pública em Junho de 2007, desempenhando funções de arquivista na Secretaria-Geral da Presidência do Governo Regional dos Açores.
Por nomeação do Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores, assume a coordenação da Comissão para os Arquivos da Região Autónoma dos Açores, em Fevereiro de 2009, cargo que ainda desempenha.
 
Por nomeação do Sr. Presidente do Governo Regional dos Açores, assume a coordenação do Centro de Informação da Secretaria-Geral da Presidência do Governo Regional dos Açores, de Maio de 2009 a fevereiro de 2014.
 
É membro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalista, desde 2003. Na Delegação Regional Açores desta associação desempenhou vários cargos de direção, mantendo-se no corrente mandato como Vogal de Direção.
 
É membro da Direção do Centro de Bem Estar Social João XIII (Instituição Particular de Solidariedade Social), iniciou a funções como Vogal, no ano de 2009, tendo sido nomeada Vice-Presidente no ano de 2014.


Cláudia de Jesus Medeiros Santos
Membro do Núcleo Operacional
 
Licenciatura em História – Universidade dos Açores 1996.
Mestrado em História Insular e Atlântica (séculos XV – XX) – Universidade dos Açores, em 2001.
Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante Arquivo – Universidade dos Açores, em 2003.

Estágios Profissionais: Arquivo Municipal de Vila Nova de Cerveira e Valença – 2006; Arquivo Distrital de Viana do Castelo – 2005 e 2006. Arquivo da Procura Generalle della Repubblica di Firenze, Florença – 2004; Instituto e Museo di Storia della Scienza, Florença – 2004;
Formadora na área da arquivística e orientadora de estágios profissionais do Curso de Património Cultural da Universidade dos Açores e de Cursos Profissionais de nível IV de Biblioteca e Arquivo.
De 6 de Setembro de 2004 a 11 de Fevereiro de 2008, foi técnica Superior de Arquivo, em regime de prestação de serviços, na Câmara Municipal de Ponta Delgada, sendo responsável pela implementação e inauguração do Arquivo Municipal.
Integrou o quadro de pessoal da Secretaria Regional da Economia a 12 de Fevereiro de 2008, estando atualmente afeta à Direção Regional de Apoio ao Investimento e Competitividade.
 
Presidente do Conselho Diretivo Regional da BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas), Delegação Açores – 2011-2013.

Maria Adelaide Fernandes de Oliveira
Membro do Núcleo Operacional

Mestre em Ciências Documentais- 2008-2012, com dissertação defendida sobre o tema “Levantamento, Diagnóstico e Organização do Núcleo Documental Gráfico da SRCTE” – Açores, com a classificação final de 18 valores por unanimidade. Pós-Graduada em Ciências Documentais e da Informação - variante Biblioteca e Documentação com a classificação final de 15 valores.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas -variante de Estudos Portugueses.
Curso de Cultura Clássica - 1994.

Lecionou a disciplina de Português no ensino secundário durante os anos de 1996-1999.
Conhecimento de Línguas faladas e escritas: Francês, Inglês, Italiano, Espanhol e Alemão.
Participou em vários seminários, congressos e encontros na área de Biblioteca e Documentação.
Como experiência profissional organizou o Arquivo Gráfico da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e sua respetiva preservação até à disponibilização em programa Digitarq para posterior consulta dos documentos (cerca de 3.000 documentos- Mapas, Cartas, Plantas e Desenhos de Arquitetura). Realizou os trabalhos preparativos para a construção do Plano de Classificação transversal a todo o Governo Regional e funções específicas da SRCTE. Coordenou o Arquivo Gráfico com o restante Arquivo Documental (processos de obras) através de atribuição de cotas para uma melhor pesquisa do conjunto da documentação; selecionou toda a documentação sem valor administrativo, jurídico ou histórico do Arquivo Geral da SRTT destinada a eliminação (2013-2014).

É associada da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, e membro da atual Direção Regional dos Açores, com a função de Secretária.

Anterior elenco da Comissão Coordenadora para os Arquivos da Região Autónoma dos Açores [2009-2014]

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal