O professor Fernando Catroga profere, no próximo dia 6 de Outubro, pelas 18h00, uma conferência intitulada A História: para que serve em tempo de crise? A sessão terá lugar na Sala de Reservados da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo.
Esta será a primeira conferência do ciclo «Conversas de Outono», que decorrerá durante o mês de Outubro e o início de Novembro.
Fernando Catroga é professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde, desde cedo e há longos anos, tem vindo a desenvolver um percurso notável na área da História das Ideias, em que se tornou especialista, sendo hoje, nesse domínio, um dos nomes maiores e mais respeitados em Portugal.
Director da Revista de História das Ideias, Fernando Catroga prestou vasta colaboração na História de Portugal, dirigida pelo professor José Mattoso, com os seguintes artigos: As Maçonarias Liberais e a Política; Romantismo Literatura e História; Nacionalistas e Iberistas; Os Caminhos Polémicos da Geração Nova; Morte Romântica e Religiosidade Cívica; Cientismo Político e Anticlericalismo. Colaborou igualmente na História da História em Portugal. Séc. XIX-XX, (com Luís Reis Torgal e J. M. Amado Mendes). É autor, entre outros, de Memória, História e Historiografia, 2001; Antero de Quental. História, Socialismo e Política, 2001; Nação. Mito e Rito, 2005; O Republicanismo em Portugal. Da Formação ao 5 de Outubro de 1910, 2 vols., 2000; Os Passos do Homem como Restolho do Tempo. Memória e Fim do Fim da História, 2011.
Especialista em crises e habituado à análise dos grandes movimentos de ideias que estão na origem destas, assim como das ideias que nas crises se originam, com esta conferência de Fernando Catroga, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo pretende dar início a um ciclo, designado «Conversas de Outono», fazendo um enquadramento global da problemática das crises, tendo em vista aquela que no presente nos afecta, não só em Portugal como na Europa.