Instalações:
A BIBLIOTECA PÚBLICA E ARQUIVO REGIONAL JOÃO JOSÉ DA GRAÇA tem a sua origem mais remota na BIBLIOTECA MUNICIPAL, criada em 1886 por iniciativa do ilustre faialense João José da Graça, então presidente da edilidade. Esta biblioteca, cujo espólio bibliográfico inicial era constituído por 1379 volumes, teve o seu primeiro regulamento aprovado em 3-11-1886 e funcionou até 1940 nos baixos do edifício da Câmara Municipal da Horta, ano em que transitou para a Rua D. Pedro IV, n.º 25, onde abriu as suas portas no dia 13 de junho. Em 1965 foi criado o Arquivo Distrital da Horta, através do Decreto-Lei n.º 46.350 de 22 de maio, que tardou alguns anos a ser aplicado.
Em 1977, de acordo com a Portaria n.º 2/77 de 4 de maio, junto deste Arquivo Distrital, foi criada uma Biblioteca Pública, com a designação de Biblioteca Pública e Arquivo Distrital da Horta. Em 10 de outubro do mesmo ano, através do respetivo Auto de Cessão, a Câmara Municipal da Horta entregou a esta nova instituição, como depósito, os fundos bibliográficos da antiga Biblioteca Municipal, bem como a Biblioteca Fixa n.º 80 da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em fevereiro de 2005, devido ao avançado estado de degradação da sua sede na Rua D. Pedro IV, a BPARH foi transferida, provisoriamente, para o edifício da antiga agência do Banco de Portugal na Horta, enquanto se aguardava a conclusão das obras de adaptação e remodelação da “Casa Bensaúde”.
No dia 23 de abril de 2008, Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores inaugurou as novas instalações desta instituição a qual passou a designar-se Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.