A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove, na próxima sexta-feira, dia 11 de maio, pelas 10 horas, um concerto de viola da terra, que será realizado pelo jovem músico micaelense Rafael Costa Carvalho.
Trata-se de uma iniciativa que dará a conhecer os 10 temas instrumentais pertencentes ao repertório tradicional, mas também composições originais deste músico, que compõem o seu primeiro CD, intitulado Origens, e que foi recentemente editado.
Nascido na Ribeira Grande a 22 de setembro de 1980, Rafael Carvalho tem-se dedicado ao estudo e pesquisa da viola da terra, ensinando em diversas escolas e divulgando o instrumento a diferentes públicos.
Em 1994 aprendeu a tocá-lo com Carlos Quental e, no ano seguinte, começou a dar formação na Escola de Viola da Terra da Ribeira Quente.
Foi membro fundador do Grupo de Violas /Foliões da Ribeira Quente em 1996 e do grupo Musica Nostra em 2005. Tem colaborado com diversos grupos folclóricos, acompanhando também, desde 1996, cantigas ao desafio.
É formador da Escola de Viola da Terra do Grupo Folclórico da Fajã de Baixo e exerce funções docentes no Conservatório Regional de Ponta Delgada desde 2008/9.
Está a conceber o primeiro Programa Mínimo de Viola da Terra Micaelense (da Iniciação ao V grau) para o Conservatório Regional de Ponta Delgada, tem desenvolvido um conjunto de aulas de viola da terra online e mantido o primeiro sítio na Internet dedicado unicamente a este instrumento.
Rafael Carvalho tem ainda participado em diversos encontros e projetos de divulgação da viola da terra.