O Museu de Angra do Heroísmo disponibiliza aos seus visitantes, durante os meses de Julho e Agosto, quatro exposições temporárias.
Em O Museu) em (Aberto, o dinamismo inerente ao suporte vídeo, utilizado por António Araújo, permite-nos acompanhar o percurso traçado pelo seu olhar que deambula e esquadrinha, detendo-se curioso e apreciador, embevecendo-se e encantando-se numa rota de descoberta que decompõe 6 peças do acervo do Museu de Angra do Heroísmo para as reconstituir numa mais rica e renovada composição.
Por sua vez, a mostra intitulada Faces da Moeda evoca as dinâmicas e as problemáticas inerentes à vida material e económica dos Açores, desde o século XVI ao século XIX, apresentando as peças mais significativas de uma colecção de numismática essencial para o património cultural da Região, adquirida em 2010 e que inclui 1106 espécies.
Terceira, Terra de Toiros ilustra a relação distintiva que a população da Terceira mantém com o Toiro.
Das peças expostas, destaca-se uma colecção de trastes taurinos, dos quais se salienta um conjunto de trajes de toureio, de praça e de corda, coloridos e pitorescos, que cativam pela exuberância das suas formas e requinte da sua manufactura.
Finalmente, a exposição A Pedalada de Juvenal integra, além de uma colecção de scrimshaws, diversas esculturas, inúmeros desenhos, projectos de cartazes e também esboços de carros alegóricos, que Juvenal Castro, professor praiense, desenhou para os desfiles das festas da cidade da Praia da Vitória, desde que estas têm lugar.
Para além destas exposições temporárias, o Museu mantém ainda três exposições de longa duração, designadamente, Do Mar e da Terra … uma história no Atlântico, E o aço mudou o mundo: uma bateria de artilharia Schneider-Canet nos Açores e Transportes de Tracção Animal dos Séculos XVIII e XIX.