Museu de Angra do Heroísmo encerra exposição sobre Álvaro Cunhal com conferência e documentário
A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, encerra sexta-feira, 13 de junho, pelas 18h00, a exposição "Álvaro Cunhal: Vida, Pensamento e Luta: exemplo que se projeta na Atualidade e no Futuro", com uma conferência de Albano Nunes, dirigente histórico do PCP.
A iniciativa, realizada em colaboração com o Partido Comunista Português, assinala também o nono aniversário do falecimento de Álvaro Cunhal.
Na ocasião, será projetado, pela primeira vez, um documentário da autoria de José Guedes da Silva, filmado a 1 de maio de 1974, no Rossio, em Lisboa, com a duração de cerca de 10 minutos.
Albano Nunes, membro do PCP desde 1962, foi dirigente do movimento estudantil e responsável pela Secção Internacional entre 1976 e 1996, integrando o Comité Central do PCP desde 1974.
Atualmente, pertence ao Secretariado do Comité Central e é diretor da revista "O Militante".
José Guedes da Silva é natural do Porto e reside nos Açores, onde se licenciou em Património Cultural, coordenando desde 1982 o laboratório de diagnóstico de obras de arte, dependente da Divisão do Património Móvel e Imaterial e Arqueológico da Direção Regional da Cultura.
Iniciou a sua atividade profissional como fotógrafo em Lisboa, em 1975, tendo trabalhos em diversas publicações nacionais e estrangeiras.
Está representado na exposição “Do Mar e da Terra…uma história no Atlântico”, do Museu de Angra do Heroísmo, e as suas obras integram coleções oficiais e particulares em Portugal e no estrangeiro, tendo publicado, entre outros, os livros "Açores, pelo sinal do Espírito Santo“ e "Caminhos de Santa Bárbara”.