Museu de Angra inaugura sábado exposições Santos e Devotos e D. José Vieira Alvernaz
O Museu de Angra do Heroísmo inaugura no próximo sábado, pelas 17 horas, duas exposições intituladas Santos e Devotos e D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais.
A primeira, que estará patente na Sala do Capítulo e na Igreja de Nossa Senhora da Guia até 8 de Abril de 2012, expõe peças de imaginária devocional e pintura de notável valor artístico, bem como outros objectos religiosos ligados à prática do sagrado, como sejam presépios, registos, pagelas e ex-votos.
Levada a cabo com a colaboração de várias paróquias da Diocese de Angra do Heroísmo e da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, esta exposição procura trazer ao presente, conhecer e aprofundar uma das nossas maiores matrizes culturais, que são as manifestações religiosas cristãs, e sujeitá-las ao crivo das preocupações e angústias nossas contemporâneas. Esta inauguração conta com a participação do coro do Seminário de Angra do Heroísmo.
Por seu turno, na Sala de Oportunidades e até 18 de Abril de 2012, será relembrado D. José Vieira Alvernaz, uma das figuras mais marcantes da presença portuguesa na Índia, durante o século XX, que teve uma importante intervenção moderadora no processo de anexação dos territórios de Goa, Damão e Diu pela União Indiana, em Dezembro de 1961.
Esta mostra inclui vestes sacerdotais, fotografias, objectos pessoais e recordações dos tempos em que este prelado, natural do Pico, desempenhou os cargos de Bispo de Cochim, Arcebispo Titular de Cranganor, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Goa e Damão, Patriarca das Índias Orientais e Primaz do Oriente.
Durante o período de vigência das exposições, serão realizadas visitas orientadas para grupos, escolares e outros, pelo Serviço Educativo do Museu, mediante agendamento prévio, através do telefone 295 240 800 ou pelo endereço electrónico [email protected].