principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 7 de Abril de 2017

Museu de Angra do Heroísmo concede livre acesso na quarta-feira ao Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, prossegue quarta-feira, 12 de abril, com o programa de dinamização do Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, promovendo a sua abertura noturna para que o público tome conhecimento da rica e variada Coleção de Militaria ali instalada.

 

Este programa noturno, que decorre entre as 20h00 e as 22h00, permite visitar as três exposições patentes naquele espaço, intituladas "Os Homens, as Armas e a Guerra", "Memória e Novidade: Manuel Coelho Baptista de Lima e o Património Açoriano" e "O Hospital Real da Boa Nova", mas também o acesso às Reservas de Uniformes, Armas Ligeiras e Armas Pesadas, usualmente interditas ao público.

 

A entrada é gratuita e não depende de inscrição prévia.

 

O Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, instalado no antigo Hospital Militar da Boa Nova, acolhe a notável Coleção de Militaria do Museu de Angra do Heroísmo, que é o único museu português não integrado no Ministério da Defesa, subordinado a esta temática, em que estão representados os três ramos das Forças Armadas, para além da GNR e da PSP.

 

Este acervo, composto por peças de artilharia ligeira e pesada, armas de fogo, armas brancas, proteções metálicas, projéteis, equipamento de logística, arreios, uniformes e condecorações, reflete o interesse pela área militar e o espírito colecionista do primeiro diretor do Museu de Angra do Heroísmo, Manuel Coelho Baptista de Lima, que, durante mais de três décadas, garantiu por várias vias o seu enriquecimento.

 

Esta coleção, anteriormente repartida por vários núcleos e reservas, devido à diversidade, volume e quantidade de peças que a constituem, é agora apresentada ao público através de três exposições temáticas de longa duração.

 

A exposição "Os Homens, as Armas e a Guerra - da flecha ao drone" remete para a evolução das armas em articulação com a história da Humanidade, desde os tempos primordiais até à contemporaneidade, organizando-se em cinco núcleos temáticos, dispostos de forma diacrónica.

 

O acervo desta mostra é composto por armas brancas e de fogo, esfragística, documentos gráficos e de belas-artes, uniformes e peças de proteção do corpo, instrumentos musicais, peças de artilharia e material de apoio, transportes e logística.

 

Por seu lado, a exposição "Memória e Novidade: Manuel Coelho Baptista de Lima e o Património Açoriano" pretende historiar o desempenho deste intelectual angrense, referenciando a sua intenção de construir um discurso identitário e uma memória açoriana, dissonantes do regionalismo etnográfico da primeira metade do século XX, e evidenciando o seu contributo para a utilização, no arquipélago, de novos modelos europeus de gestão e defesa patrimonial, que vão marcar a génese da ação pública regional nesta área. 

 

Por último, a exposição "O Hospital Real da Boa Nova" permite conhecer a estrutura construída de raiz com a finalidade de acolher um hospital, nos inícios do século XVII, no tempo da União Dinástica, situado à ilharga da imponente fortaleza filipina, conhecida vulgarmente por Castelo de São João Baptista.

 

Esta mostra reúne as memórias de uso do edifício que foi um dos mais antigos, senão o mais antigo hospital militar do mundo, já que, até então, os doentes civis e militares misturavam-se nas instalações existentes.

 

Os modos de ver a doença e a saúde, na sua relação com o sagrado e com as mezinhas e tratamentos arcaicos, bem como as memórias do que aconteceu neste edifício secular, são revisitados em painéis e peças na antiga capela e sacristia anexa, recordando a assinatura da rendição espanhola, em 1642, após um memorável cerco de 11 meses, mantido pela população e milícias da ilha Terceira, com auxílio de outras ilhas dos Açores, mas também a pregação de António Vieira, em 1654, a figura do cronista terceirense Manuel Luís Maldonado, autor da Fenix Angrence e administrador do hospital, que ali está sepultado, e a instalação do prelo inglês com que foi inaugurada a imprensa nos Açores.

 

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.


GaCS/DRC
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  17.0666
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal