A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo e do seu Serviço Educativo, promove entre 11 e 15 de fevereiro, no contexto do Dia dos Namorados, em parceria com o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica (NIPCVD), um programa de atividades que visa a promoção de relações amorosas positivas.
A iniciativa arranca no sábado, 11 de fevereiro, às 10h00, com a apresentação da peça de fantoches "Amor em Tons e Verde" pelo NIPCVD, destinada ao público pré-escolar.
Ainda neste dia, às 13h00, terá lugar uma sessão de sensibilização para as atitudes positivas no namoro, a que se seguirá um ateliê de artes decorativas inspirado nos motivos dos lenços de namorados, tendo como público-alvo alunos do 3.º ciclo e do secundário.
A 14 de fevereiro, realiza-se o ateliê "Dou-te um cravo e dás-me um lenço", em que será explorado o simbolismo destes penhores tradicionais de amor.
As inscrições para estas atividades estão abertas até 10 de fevereiro e podem ser feitas através do endereço eletrónico [email protected] ou do telefone 295 240 800.
No dia 15 de fevereiro, entre as 15h00 e as 17h00, no ateliê "Lenços de Namorar", será feita uma iniciação a pontos básicos de bordado, de forma a criar lenços com mensagens de amor combinando labores tradicionais com técnicas e materiais contemporâneos.
Os conteúdos e técnicas transmitidas nesta iniciativa serão adaptados em função da faixa etária, pelo que poderão participar crianças a partir dos seis anos, jovens e adultos.
O preço da inscrição é de cinco euros, estando a formação a cargo das monitoras Valentina Carreiro e Olga Martins.
As inscrições decorrem até 13 de fevereiro, podendo ser realizadas através dos mesmos contactos.