O Governo dos Açores acaba de lançar um programa de visitas virtuais aos museus da Região, plataforma que já conta com o Museu de Angra do Heroísmo.
O projeto foi apresentado esta tarde, precisamente no museu terceirense, pelo Diretor Regional da Cultura que disse, na ocasião, ser este mais um passo na aposta que o executivo açoriano vem fazendo na implementação das novas tecnologias “como um dos pilares do desenvolvimento insular”.
“Atualmente, através do portal Cultura Açores, o Centro de Conhecimento dos Açores disponibiliza vários conteúdos que pretendem levar o saber sobre o arquipélago para lá de quaisquer fronteiras que a geografia delimite”, sublinhou Jorge Bruno, acrescentando que é nesse reforço de troca de informação, neste caso, na cultura, que o Governo Regional decidiu que os museus da Rede Regional de Museus dos Açores “deveriam integrar os museus virtuais do mundo”.
Farão parte deste projeto, numa primeira fase: o Museu de Angra do Heroísmo, cuja visita virtual foi apresentada hoje, o Museu Carlos Machado (Núcleo de Arte Sacra), o Museu da Horta (Casa Manuel de Arriaga), o Museu do Pico (Núcleo dos Baleeiros, do Vinho e da Indústria Baleeira), bem como o Museu da Graciosa e o Museu das Flores.
As visitas virtuais que compõem esta primeira fase estarão disponíveis até ao final de setembro do corrente ano, no portal Cultura Açores (http://www.culturacores.azores.gov.pt).
Este conteúdo do Centro de Conhecimento dos Açores integrará, na fase seguinte, que terá início no próximo ano, exposições criadas apenas para ambiente web, a partir de acervos que não estejam disponíveis ao público, assim como destaques de peças que, entretanto, venham a integrar os espólios.
A visita virtual ao Museu de Angra do Heroísmo faz-se num percurso que se inicia pelo exterior, passando pela receção, Sala de Destaques, claustros, Sala Dacosta, Sala do Capítulo, Igreja de Nossa Senhora da Guia, com visualização também da Capela dos Terceiros e coro alto, às exposições: “E o Aço Mudou o Mundo. Uma Bataria Schneider Cannet nos Açores”, “Os Açores na Grande Guerra”, “Reserva Visitável de Viaturas de Tração Animal” e à exposição de longa duração “Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico”.
Em qualquer destes momentos do percurso virtual é possível aceder a informação sobre os espaços e exposições que se encontram patentes.