Duarte Manuel Espirito Santo Melo é licenciado em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Pastoral da Saúde, pela Camillianum Istituto Internacionale di Teologia Pastorale Sanitaria. Possui uma Pós-graduação em Museologia.
Possui vasta experiência profissional nas áreas do social, da cultura e da saúde, movendo sempre as motivações de integrar os cidadãos em situação de exclusão social, através da cidadania participativa.
Foi presidente do Centro Social e Paroquial de São José, sendo responsável por vários projetos no combate à exclusão social, nomeadamente o projeto de apoio ao cidadão repatriado e a criação do centro de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.
Foi sócio fundador da Associação Alternativa e da Kairós – Cooperativa de Economia Solidária. Como presidente da Kairós, foi fundador das Criações Periféricas, desenvolvendo um vasto conjunto de projetos culturais, tais como: workshops, exposições, maratonas de fotografias, teatro, conferências e bailado, destacando-se a I ª Quinzena Cultural, Exposição “Novos Criadores” no Hangar da Marinha em Ponta Delgada.
É presidente para o desenvolvimento solidário dos Centros Sociais e Paroquiais da ilha de S. Miguel. É Capelão - Coordenador dos Hospitais e Centros de Saúde da Região dos Açores. Foi até 2006 membro da Comissão de Ética para a saúde, e presidente da Comissão da Cultura do Hospital do Divino Espírito Santo, onde desenvolveu um conjunto de atividades culturais, tais como: exposições, concertos, conferências no âmbito da humanização dos cuidados, destacando-se as I Jornadas Culturais – Vida com mais luz e a exposição e leilão de arte dos Açores para Timor.
Foi membro da Equipa Nacional da Coordenação das Capelanias.
Em 1998 foi agraciado por S. Ex.ª o Presidente da República, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito.
Presentemente é pároco na paróquia da Fajã de Cima, Diretor do Museu Carlos Machado e membro da Fundação Pia Diocesana da Clínica do Bom Jesus.