Exposição “Irreverência e Requinte, 1964-1974, Moda, Mulheres e Mudanças” no Museu Carlos Machado
A Exposição intitulada “Irreverência e Requinte, 1964-1974, Moda, Mulheres, Mudanças” será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 13 de Maio, pelas 18:30 horas, no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada.
Trata-se de uma mostra comissariada por Anne Stichelmans e coordenada por Adelaide Teixeira, que dá assim a conhecer a colecção de traje que o Museu Carlos Machado iniciou em 1979, com a aquisição de peças de guarda-roupa e acessórios, pertencentes a Margarida Victória Jácome Correia (1919-1996).
Aqui, as peças expostas encontram-se realçadas de dois modos, que se complementam. É um guarda-roupa que se destaca pelo seu valor próprio, pela qualidade e requinte excepcionais que apresenta, ascendendo a um nível provavelmente único nos contextos da ilha de S. Miguel e dos Açores em geral.
Para além disso, estas peças evocam claramente os anos sessenta e setenta do século XX, sugerindo um diálogo entre a inovação e o inconformismo espelhados pela moda e o vestuário e as profundas transformações sociais e culturais vividas nessas décadas, sobretudo pelos jovens e pelas mulheres.
Esta mostra estará patente ao público de 14 de Maio a 25 de Setembro, podendo ser visitada de terça a sexta, das 10 às 12:30 horas e das 14 às 17:30. Durante o fim-de-semana, das 14às 17:30.