Exposição "Largo Tempo" assinala no Museu Carlos Machado o Dia Internacional dos Museus
A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove, a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, a inauguração de uma exposição temporária intitulada “Largo Tempo”, comissariada por João Miguel Fernandes Jorge.
Esta exposição resulta de um olhar transversal do reconhecido poeta e escritor sobre as coleções do Museu, que constituíram o principal acervo para a sua seleção de peças, às quais juntou sete obras de artistas plásticos nacionais e açorianos, provenientes da coleção Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas dos Açores, bem como desenhos de Francisco Arruda Furtado, pertencentes ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
Este conteúdo expositivo, fruto da perspetiva pessoal de João Miguel Fernandes Jorge sobre as coleções do Museu, abrange peças representativas dos séculos XVI a XXI, nas mais variadas áreas, incluindo a etnografia, a arte sacra e o mobiliário.
“Uma exposição não passa de um olhar, um olhar não vai além de um sentimento sobre o mundo e o mundo não guarda senão um respirar de vida – da vida de todos nós", afirmou o comissário da exposição.
Esta exposição, que será aberta pelas 17h00, estará patente no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, até 14 de setembro.