A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove a 28 de agosto (das 10h00 às 13h00) e a 6 de setembro (das 14h15 às 17h15), a realização de dois ateliers de carácter lúdico-pedagógico, subordinados ao tema “Férias de Verão no Museu: O Hidroavião I-RANI”.
A iniciativa, que decorrerá no Núcleo de Arte Sacra, em Ponta Delgada, inclui uma visita acompanhada à exposição “80 Anos da Passagem da Esquadrilha de Ítalo Balbo pelos Açores”, atualmente patente no museu, bem como a realização de uma oficina que parte de conceitos da aeronáutica e recorre a diferentes materiais reciclados.
Será ainda possível aos participantes conhecer os autores da maqueta do I-RANI, presente no museu, e aprender a criar as suas próprias maquetas.
A participação nesta atividade, destinada a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos, obriga a inscrição prévia no Serviço Educativo do Museu, através do número 296 202 930.
Em 1933, sob o comando do Marechal Ítalo Balbo, realizou-se um raid, com início em Orbetello, destinado a mostrar o vigor da Força Aérea italiana por ocasião da Exposição Mundial de Chicago, nos EUA.
A esquadrilha inicial era composta por 25 aviões Savoia Marchetti S 55 X.
Na rota de regresso a Itália ocorreu uma escala nos Açores para repouso e reabastecimento, tendo nove aviões parado na Horta e 15 em Ponta Delgada.
Em ambos os portos açorianos estavam navios italianos de apoio à esquadrilha e nas duas cidades organizam-se receções oficiais de boas-vindas.
No final da escala em Ponta Delgada, na altura da descolagem, um dos últimos aviões, o I-RANI, embateu numa pequena onda e capotou, resultando na morte do piloto, o tenente Enrico Squaglia.
Para assinalar este acontecimento histórico, o Museu Carlos Machado organizou uma exposição que estará patente no Núcleo de Arte Sacra até 16 de setembro.