O Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, promove sábado, no Núcleo de Arte Sacra (Igreja do Colégio), a realização de um workshop intitulado “Aprender a tecer em linho”, uma iniciativa inserida no projeto “Tradições com Horizonte”, que conta com a parceria do Centro Regional de Apoio ao Artesanato e da Cooperativa Regional de Economia Solidária CRESAÇOR.
Os participantes deste workshop terão a oportunidade de aprender a cardar, fiar, urdir e realizar trabalhos de tecelagem em linho, orientados pelas artesãs de mérito Veneranda Silva, Ricarda Pimentel, Maria do Rosário Moniz e Agrinoalda Moniz, naturais da freguesia da Lomba da Maia, localidade da ilha de São Miguel com grande tradição nos trabalhos do linho e da tecelagem.
O Serviço Educativo do Museu Carlos Machado procura com esta iniciativa atingir alguns dos objetivos do projeto “Tradições com Horizonte”, nomeadamente, promover e divulgar a memória das artes e ofícios tradicionais açorianos, realçando a importância que o artesanato assume na construção da identidade coletiva.
Este projeto pretende também valorizar e dar a conhecer algumas das técnicas tradicionais do artesanato, realizadas por artesãos de hoje, e, a partir delas, explorar novas hipóteses criativas que refletem uma nova visão sobre o artesanato, além de consciencializar para a importância da inovação nos setores tradicionais.
Com esta iniciativa será também realçada a função do Museu Carlos Machado enquanto espaço onde se preservam os referentes patrimoniais identitários relativos às artes e ofícios, através da recolha, estudo, conservação e divulgação de instrumentos e etnotecnologias utilizadas em tempos passados.
O projeto “Tradições com Horizonte” divide-se em duas fases, sendo uma sobre tecelagem, iniciada em abril e que se prolonga até outubro, e outra sobre tradições de Natal, que decorrerá entre novembro e dezembro.
A participação no workshop que terá lugar sábado, entre as 14h00 e as 17h00, está sujeita a inscrição prévia.