O Director Regional da Cultura confirmou, esta manhã, em Ponta Delgada, que os trabalhos de restauro das talhas da Igreja de Santa Bárbara, anexa ao Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, deverão estar terminados num prazo máximo de dois meses.
Trata-se de um templo com excepcional valor ao nível das talhas, onde existe um retábulo prateado que é uma situação única nos Açores, e que importa restaurar e preservar dada a sua qualidade patrimonial.
Jorge Bruno, que visitou os trabalhos de restauro em curso, que representam um investimento público da ordem dos 84 mil euros, referiu que se seguirão algumas pequenas reparações no soalho e as pinturas interiores que, uma vez concluídas, permitirão a abertura ao público daquela igreja como complemento da actividade museológica do Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado.
Em declarações à Comunicação Social, o Director Regional da Cultura confirmou, também, que já está em curso, a elaboração do projecto geral de grande reformulação e requalificação do edifício do antigo Convento de Santo André, onde está instalado o principal núcleo do Museu Carlos Machado, estimando que o concurso para a execução da respectiva obra possa ser lançado no decorrer do próximo ano.
O director regional deslocou-se, ainda, esta manhã, à Freguesia de Água d’Alto onde visitou os trabalhos de restauro, em curso, do veículo automóvel Buggati Brescia T23, pertencente ao espólio do Museu Carlos Machado.