O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra no próximo dia 18, foi assinalado esta semana no Pico, numa iniciativa do museu daquela ilha.
Para evocar a data, foi organizada na passada terça-feira uma actividade de carácter educativo-cultural alusiva aos poços de maré no Parque Natural da Ilha do Pico e na Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.
Na ocasião, o Presidente cessante da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores e os técnicos do Parque Natural e do Museu apresentaram aos alunos do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional do Pico uma abordagem histórica e ambiental relativa à importância dos poços de maré, enquanto elementos relevantes da memória patrimonial e cultural da ilha-montanha.
Para as comemorações deste ano do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) propôs como tema a “Água: cultura e património”, procurando aumentar a consciência pública relativamente a este importante e valioso bem, que importa conhecer e salvaguardar, e cuja sustentabilidade urge garantir.