Exposição sobre Baleação organizada pelo Museu Baleeiro de New Bedford patente no Museu do Pico
No âmbito da cooperação estabelecida entre a Presidência do Governo Regional dos Açores/Direcção Regional da Cultura e o Museu Baleeiro de New Bedford (New Bedford Whaling Museum), de Massachusetts, será inaugurada uma exposição fotográfica e documental sobre a baleação americana e açoriana, no próximo Sábado, dia 14 de Maio, pelas 15h00, no Museu dos Baleeiros das Lajes do Pico.
A organização do evento está a cargo do New Bedford Whaling Museum, instituição que se dedica ao estudo da interacção entre os humanos e as baleias nas suas diversas vertentes, e será acompanhada por uma delegação deste Museu, que se desloca aos Açores especialmente para o efeito.
Neste sentido, a mostra pretende dar a conhecer a história da baleação na América e nos Açores, realçando e correlacionando os seus aspectos económicos, sociais e culturais mais marcantes, como sejam, as actividades baleeiras de subsistência e comercial, as inovações americanas introduzidas na baleação nos Açores, o papel desempenhado pela Família Dabney ou o legado açoriano em New Bedford.
Distribuídos por quinze painéis, os textos informativos desta exposição encontram-se em língua inglesa, sendo também disponibilizados em tradução portuguesa ao visitante.
Depois do Museu dos Baleeiros, a mostra ficará ainda patente no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, até ao final do Verão.