A Direção Regional da Cultura, através do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, inaugura sexta-feira, 23 de agosto, uma exposição de jóias intitulada “Origens”, da autoria da artista plástica picoense Irene Batista.
Irene Batista, natural da freguesia de São Mateus do Pico, mas a residir em Macau, já exerceu atividades profissionais na área do Miolo de Figueira e da Escama de Peixe, na qualidade de responsável pela Sala-Escola do Museu da Horta, entre 1985 e 1987.
A artista plástica, que possui o Curso de Joalharia do Instituto Politécnico de Macau – Escola de Artes Visuais, já apresentou os seus trabalhos em diversas exposições.
Em 2010, aliou a joalharia aos trabalhos tradicionais açorianos feitos em escamas de peixe, e, no ano seguinte, executou peças únicas de joalharia/bijuteria em crochet (rendas do Pico), feitas em fio de metal conjugado com pedras semipreciosas.
A exposição que será inaugurada sexta-feira às 21h30 no Museu dos Baleeiros estará patente ao público até 29 de setembro.