A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, acolhe, durante o mês de janeiro, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, algumas das atividades que integram o programa do Montanha Pico Festival, uma iniciativa da associação MiratecArts.
Assim, durante todo o mês de janeiro estará patente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu dos Baleeiros a mostra "Pinturas", da autoria do norte-americano de ascendência holandesa, Connor de Jong, atualmente a residir no Faial.
Por sua vez, no Auditório do Museu dos Baleeiros serão exibidos, todas as terças-feiras deste mês, pelas 21h00, com entrada livre, filmes galardoados e de grandes nomes da sétima arte.
A 8 de janeiro será exibido "A Ordem Divina", de Petra Biondina Volpe, uma comédia dramática sobre a mudança de mentalidades e a emancipação das mulheres, situada no início da década de 1970, na Suíça, que venceu o prémio de “Melhor Filme” no Tribeca Film Festival 2017.
A 15 de janeiro será apresentado "Não Deixeis Cair em Tentação", de Cédric Khan, que conta a história de um toxicodependente que se junta a uma comunidade de ex-toxicodependentes que vive em isolamento e usa a oração como forma de cura, enquanto a 22 de janeiro será exibido "Eldorado XXI", de Salomé Lama, que aborda a vivência da comunidade instalada a maior altitude no mundo, La Rinconada y Cerro Lunar, a 5.500 metros, nos Andes peruanos.
Finalmente, a 29 de janeiro, terá lugar a exibição de "Gauguin", de Edouard Deluc, que narra o itinerário artístico do pintor a partir da sua ida para o Taiti, com o intuito de libertar a sua arte da moral, política e estética dos códigos da Europa civilizada.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.