O Museu de Santa Maria promove, a partir da próxima sexta-feira, dia 8 de junho, a apresentação da exposição intitulada “O Ecrã no Peito”, da autoria do pintor João Queiroz. A exposição, cuja abertura ao público mariense terá lugar pelas 19h30 na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, foi também apresentada, durante o mês de maio, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.
A sessão de abertura na Igreja de Nossa Senhora da Vitória contará com a presença do Diretor de Serviços da Direção Regional da Cultura, Paulo Raimundo, em representação do Diretor Regional da Cultura, dos dois comissários, Sérgio Fazenda Rodrigues e João Silvério, bem como, do Diretor do Museu de Santa Maria, João Santos.
Esta mostra resulta de uma parceria estabelecida entre o Governo dos Açores e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, por via da qual a coleção de arte contemporânea da Fundação tem vindo a ser divulgada no arquipélago, através de exposições parciais e temporárias, realizadas desde 2007, nas diversas ilhas.
Tendo já o Faial, a Terceira e São Miguel sido anteriormente contemplados com exposições apresentadas no âmbito desta colaboração, cabe agora a Santa Maria e, posteriormente, à Graciosa e às Flores acolher um novo ciclo expositivo, desta vez constituído por um conjunto de obras do pintor João Queiroz, mais precisamente, a série de desenhos a carvão “O Ecrã no Peito” e duas pinturas sem título, realizadas no final da década de noventa.
Acompanhada pela publicação de um catálogo que apresenta e contextualiza a obra de João Queiroz como uma das mais singulares no panorama da atual pintura portuguesa, esta mostra itinerante permanecerá na Igreja de Nossa Senhora da Vitória até ao próximo dia 6 de julho. Posteriormente poderá ser ainda visitada no Museu da Graciosa de 20 de julho a 17 de agosto e no Convento de São Boaventura nas Flores de 31 de agosto a 28 de setembro.