principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 25 de Maio de 2019

Setor da carne nos Açores deve prosseguir caminho de qualificação, afirma Diretor Regional da Agricultura

O Diretor Regional da Agricultura afirmou que, apesar da evolução muito significativa que o setor da carne regista nos Açores, importa aproveitar todas as oportunidades que surgirem para continuar a capacitar e qualificar todos os agentes do setor, de modo a responder melhor aos desejos dos consumidores e às exigências dos mercados.

 

“A evolução foi muito significativa, mas quando temos a oportunidade de ter entre nós uma pessoa com conhecimentos e com tecnologia mais avançada em termos de laboração, marketing e estratégia, como tivemos em São Miguel, ficamos com a sensação que, seguramente, ainda há muito a fazer”, referiu José Élio Ventura.

 

O Diretor Regional falava à margem de uma sessão sobre técnicas modernas de desmancha e desossa, no âmbito da Masterclass 'Da Produção ao Prato', organizada pelo CERCA - Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores, que teve como convidado Phil Bass, conhecido internacionalmente como 'cientista da carne'.

 

José Élio Ventura destacou que a evolução do setor da carne nos Açores é fruto do investimento que o Governo Regional tem vindo a fazer, nomeadamente na rede regional de abate, no processo de certificação dos matadouros pela norma ISO 22.000, que permite dar outra capacidade aos operadores junto dos consumidores finais, e dos diferentes comerciantes na cadeia de valor.

 

O Diretor Regional salientou ainda a aposta que tem sido feita ao nível da melhoria genética, de maneio e da alimentação dos animais, bem como a aposta que os produtores têm vindo a fazer, contribuindo para o desenvolvimento do setor da canre.

 

“De 2012 a 2018, o numero de animais expedidos vivos para fora da Região baixou de 16 mil para 10 mil e o número de carcaças aprovadas para abate aumentou de 55 para 73 mil”, disse José Élio Ventura, acrescentando que, só entre 2017 e 2018, o número de carcaças expedidas aumentou 15%.

 

Para o Diretor Regional da Agricultura, importa não perder este ritmo de desenvolvimento e continuar a apostar na inovação, na conquista de novos mercados e na qualidade, até porque hoje em dia há novas tendências de consumo e exigências a que importa dar resposta para ser mais competitivo.

 

Por outro lado, considerou que ainda há um caminho a percorrer para tornar a carne dos Açores cada vez mais conhecida e uma referência para os consumidores locais e para os turistas.

 

“Esta ‘Masterclass’ permitiu transmitir um conjunto de conhecimentos ao nível da produção, maneio, desmancha, maturação e confeção. É, pois, uma iniciativa muito válida e importante para qualificar os agentes do setor e para valorizar a carne dos Açores, num tempo de contínuas mudanças e transformações”, disse José Élio Ventura.

 

Esta iniciativa, que termina hoje no Pico, foi dirigida a produtores, a cortadores de carne de bovino e a profissionais do setor.

 

O CERCA, que tem como sócios fundadores a Região Autónoma dos Açores, a Federação Agrícola e a Câmara de Comércio e Indústria, tem como missão encontrar e aperfeiçoar mecanismos de promoção, valorização, aconselhamento e análise dos mercados nacionais e internacionais, com vista ao fortalecimento da fileira da carne.

 

Esta associação de direito privado e sem fins lucrativos, fundada no final de 2017, visa também incentivar a realização de estudos científicos e técnicos, abrangendo as diferentes vertentes socioeconómicas da realidade do setor na Região, e contribuir para a educação do consumidor, promovendo ações que divulguem os benefícios associados ao consumo de carne.


GaCS/RM
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.05.24-DRAg-CERCA(1).mp3 2019.05.24-DRAg-CERCA(2).mp3 2019.05.24-DRAg-CERCA(3).mp3 2019.05.24-DRAg-CERCA(4).mp3   19.5423.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal