principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Bruxelas , 25 de Junho de 2018

Governo dos Açores apela às instâncias europeias para serem coerentes nas palavras e nas ações relativamente ao POSEI

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural apelou hoje, em Bruxelas, para que as instâncias europeias sejam coerentes nas suas palavras e ações, destacando a importância do POSEI para o desenvolvimento da agricultura nas Regiões Ultraperiféricas, como é o caso dos Açores.

 

“O que se pede a estas instâncias europeias é sejam coerentes entre as suas palavras e a sua ação. O orçamento da Política Agrícola Comum 2021-2027 é uma excelente oportunidade para demonstrarem que são coerentes e que são os primeiros a respeitar o princípio de coesão, que é a base da constituição da União Europeia”, afirmou Fernando Sousa, que integra a comitiva açoriana que se deslocou a Bruxelas, onde também se encontra o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita.

 

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural, em representação do Governo dos Açores, integra a comitiva das Regiões Ultraperiféricas que se encontra hoje e terça-feira na capital belga numa iniciativa que visa sensibilizar a Comissão Europeia para a importância do POSEI para o desenvolvimento da agricultura nos territórios insulares.

 

A proposta inicial de orçamento da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020 apresentada pela Comissão Europeia prevê um corte de 3,9 por cento no POSEI, valor que o Governo dos Açores já considerou ser inaceitável e injusto.

 

Fernando Sousa disse que cortar 3,9% ao orçamento do POSEI no próximo quadro comunitário representaria, por exemplo, para os Açores menos 21 milhões de euros, um valor demasiado alto face aos desafios que o setor agrícola ainda tem para vencer no arquipélago, seja ao nível dos caminhos, do abastecimento de água e eletricidade às explorações ou na aposta na inovação.

 

O Diretor Regional apontou “três argumentos claros e justificativos” da reivindicação dos Açores, que coincidem com as restantes Regiões Ultraperiféricas da União Europeia.

 

“Em primeiro lugar, é a própria Europa que reconhece as nossas especificidades e dificuldades, através do artigo 349.º do Tratado de Funcionamento da União Europeia. Em segundo lugar, nos Açores, a agricultura representa 50% da economia, permite a manutenção do meio rural, o combate ao despovoamento dessas zonas e a sua coesão económica e social. Por fim, e não menos importante, assistimos num passado bastante recente a uma comunicação do Presidente da Comissão, que afirmou que não iria diminuir nem corrigir o POSEI para o próximo quando comunitário” argumentou Fernando Sousa, acrescentando que existem documentos da Comissão, do Conselho e do Parlamento Europeu que reconhecem a importância do POSEI para as RUP.

 

“Mas afinal, o que fazem é completamente diferente”, alertou Fernando Sousa.

 

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural frisou que as RUP juntas podem considerar-se mais um Estado-Membro, tendo em conta a importância geoestratégico que dão à União Europeia e desta no contexto internacional.

 

“Daí também a importância de, cada vez mais, trabalharmos juntos em defesa das nossas regiões, reforçando os laços de solidariedade”, salientou Fernando Sousa.

 

A União Europeia tem nove Regiões Ultraperiféricas, geograficamente muito afastadas do continente europeu, nomeadamente os Açores e a Madeira (Portugal), Canárias (Espanha), Guadalupe, Reunião, Guiana Francesa, Martinica, São Martinho e Maiote (França).

 

O programa da comitiva das Regiões Ultraperiféricas em Bruxelas inclui reuniões com os conselheiros da Agricultura e das Regiões Ultraperiféricas da Representação Permanente de Portugal, Espanha e França, encontros com os eurodeputados das Regiões Ultraperiféricas no Parlamento Europeu, assim como com os comissários europeus da Agricultura, Phil Hogan, dos Assuntos Europeus, Pierre Moscovici, e da Política Regional, Corina Cretu.


GaCS/RM
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal