principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Praia da Vitória , 15 de Junho de 2012

Modernização do sector agrícola regional já dá frutos

A modernização do sector agrícola dos Açores tem constituído, nos últimos anos, o objetivo estratégico da política agrícola para a Região e já está a dar frutos a diversos níveis.

 

A ideia foi defendida ao fim da tarde desta quinta-feira, pelo Diretor Regional do Desenvolvimento Agrário, falando na inauguração da feira agrícola AGROTER, na Praia da Vitória.

 

Joaquim Pires exemplificou, precisamente, com os animais e produtos em exposição na AGROTER, o progresso assinalável que a política escolhida e o empenho dos agricultores e suas associações permitiram atingir.

 

“Esta modernização tem assentado, sobretudo após 1997/98, nos vetores de infraestruturas de ordenamento agrário, incentivos à modernização das explorações, formação profissional agrária, capacitação das organizações e associações de agricultores, modernização e reestruturação da indústria de lacticínios-agroalimentar, reestruturação fundiária, com o aumento da dimensão média das explorações, evolução favorável do rendimento dos produtores e estímulo ao surgimento de uma nova geração de agricultores”, enumerou.

 

Segundo acrescentou o Diretor Regional, “a modernização do nosso sector agrícola nunca foi tão longe”, boa parte dela “pelo reforço na especialização da bovinicultura leiteira e de carne”, uma aposta que considerou justificada “pelas vantagens comparativas destes subsectores na Região e fundada nas circunstâncias de aproveitar ao máximo os Quadros Comunitários de Apoio no âmbito da União Europeia, em que era fundamental uma atividade produtiva com músculo e capacidade de expansão a fim de podermos maximizar, num mais curto espaço de tempo, os benefícios dos apoios comunitários, bem como de todo o processo que a integração europeia tem proporcionado”.

 

Joaquim Pires salientou, ainda, a evolução positiva na sanidade animal que permite, desde 2008, “exportar para toda a Europa genética animal – animais reprodutores e embriões -, com enorme mais-valia económica”.

 

O responsável pelo desenvolvimento agrário na Região adiantou alguns dados que provam o considerável salto positivo do sector, nomeadamente “um aumento de cerca de 50% na produção de leite em relação àquilo que se verificava há década e meia atrás, tendo-se comprovado, também, este fator como evidente indicador de modernização, pois o mesmo coincide com uma diminuição na Região de 41% no número de produtores, no mesmo período”.

 

O melhoramento genético, quer em bovinos de leite quer nos de carne, a par de melhor alimentação animal e uma duplicação em produção de silagens e conservação de forragens, favoreceram também “tal evolução extraordinariamente positiva”, sublinhou ainda.

 

“O próprio valor na produção de carne, mais que duplicou, nos últimos 10 anos no que concerne aos abates; contudo, se nos referirmos à exportação do produto carne, o incremento foi superior a 400%, sendo de registar, que 87% daquilo que se produz, resultante destas duas atividades agropecuárias (do leite e da carne), é para exportação”, realçou Joaquim Pires.

 

O Diretor Regional destacou, também, o empenhamento dos produtores em todo este processo, bem como os factos de os Açores registarem “os mais altos índices de juventude na agricultura nacional, sendo estes jovens, também, os mais instruídos de todo o país, bem como serem os agricultores açorianos, de acordo com o INE, aqueles que alcançam os maiores níveis de produtividade por unidade de trabalho/ano em Portugal, com um valor praticamente duas vezes e meia superior à média nacional”.

 

 

 


GaCS/FA
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2012.06.14-DRDAAgroterInauguração.mp3   9660.jpg 9661.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal